Notícias / Governo de MT

24/04/20 às 20:33

Governo intensifica campanha de conscientização do uso de máscaras

A partir da próxima semana, a campanha será focada em cidades do interior onde há casos confirmados da doença

D`Laila Borges | Seplag

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Governo intensifica campanha de conscientização do uso de máscaras

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, entregou nesta sexta-feira (24), em locais de aglomeração em Cuiabá, cerca de mil máscaras à população, além de panfletos com dicas de utilização e higienização.  A iniciativa faz parte da campanha “Eu cuido de você, você cuida de mim”, que incentiva o uso de máscaras artesanais para evitar a propagação do novo coronavírus.

De acordo com o titular da Seplag, Basílio Bezerra, após ter entregue o equipamento a praticamente todos os servidores públicos, o Governo agora irá focar a campanha de conscientização e uso de máscara junto à população.

“Todos sabemos que a única maneira de evitar a propagação desse vírus é através do isolamento social, mas nem todos podem ficar em casa. Por isso estamos realizando essa ação para conscientizar a população sobre a importância do uso da máscara”. A partir da próxima semana, a campanha será focada em cidades do interior onde há casos confirmados da doença.

Uma equipe de servidores da Secretaria esteve durante toda a manhã em vários pontos de aglomeração como bancos, lotéricas e terminal de ônibus na região do CPA e no centro de Cuiabá. Eles entregaram máscaras e orientaram a população quanto a importância do uso no combate ao novo coronavírus.

De acordo com a superintendente administrativa da Seplag, Karina Vicenzi Andrade, a recepção das pessoas em relação à ação foi muito boa. “É gratificante observarmos a receptividade da população, principalmente porque foi possível ver que estão atentas e buscando seguir as orientações. Muitos vieram até a equipe para pedir orientação”.

Divulgação
 
Durante a entrega eles deram informações sobre o uso correto e higienização. As máscaras artesanais devem ser usadas sempre que a pessoa sair de casa, são de uso individual e devem ser trocadas sempre que estiverem úmidas ou a cada três horas.  Após isso devem ser lavadas com água e sabão para que possam ser reutilizadas. Para evitar contaminação, é importante manuseá-la pelo elástico, nas laterais, evitando tocar na parte central do tecido.

A dona de casa Edilene Prado Silva, de 33 anos, que estava na fila da Caixa Econômica do Bairro Morada do Ouro para receber o auxílio emergencial do Governo Federal elogiou a ação e disse que neste momento não tinha condições de comprar uma.

“Achei maravilhosa a iniciativa, eu só tinha uma que ganhei, agora posso revezá-las e fazer o uso corretamente”, disse.

O uso da máscara, mesmo que artesanal, passa a ser obrigatório a partir do dia cinco de maio. O estabelecimento que deixar os clientes entrarem sem máscaras poderá receber multa de R$ 80 por pessoa que estiver sem o equipamento.

 
Entrega de máscaras à população - Foto por: Assessoria Seplag
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - 'Pessoas de lua'

Quantas vezes nos deparamos com pessoas que podem ser colegas de trabalho ou até parentes e residentes na mesma morada que dizem: “hoje eu não estou nos meus dias”; “hoje não estou...

 

Enquete

Quem você gostaria que fosse o próximo presidente do Brasil

 
 
 
Sitevip Internet