Notícias / Assembleia Legislativa MT

16/04/20 às 16:50

Propostas são apresentadas para auxiliar no combate do coronavírus

Diego Saporski, da assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Propostas são apresentadas para auxiliar no combate do coronavírus

Foto: Assessoria

“Cinco projetos de leis foram apresentados pelo deputado e presidente da comissão de saúde e previdência social da ALMT, Dr. Eugênio (PSB)”.

Na sessão que aconteceu na quarta-feira (15), o deputado e presidente da comissão de saúde e previdência social da assembleia legislativa de Mato Grosso Dr. Eugênio (PSB), apresentou cinco propostas para auxiliar no combate ao covid-19 que vão de contratações emergenciais, medidas de proteção à vítimas em violência doméstica até garantias de segurança e saúde para os profissionais em trabalho no combate ao vírus e condições sociais e medidas específicas de vigilância sanitária em territórios indígenas.

O primeiro projeto de lei sobre o número 305/2020, estabelece a contratação emergencial temporária de psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais, para oferecer atendimento às vítimas de depressão e tendências suicidas em decorrência do isolamento social. A medida tem por fim, ajudar parte da população que se encontra em casa por conta da contaminação pelo vírus.

A outra proposição com o número 306/2020, estabelece que sejam determinadas medidas de proteção para pessoas físicas e jurídicas frente ao estado de calamidade pública decorrente da pandemia.

Entre as medidas se destacam a concessão de renda mínima emergencial e temporária, com vistas a garantir as condições de sobrevivência, segurança alimentar e higiene necessárias.

Ainda o mesmo projeto prevê que para fins de redução das perdas econômico-financeiras sofridas pelos estabelecimentos industriais e comerciais e prestadores de serviços que tiverem suspensas ou reduzidas suas atividades, elas poderão adotar algumas ações, tais como, suspensão temporária de novos reajustes das tarifas dos serviços públicos sob a responsabilidade do Estado, a promoção e suporte de obtenção de crédito para microempresas e empresas de pequeno porte, a prorrogação do pagamento de tributos, multas e demais encargos de mesma natureza, na via administrativa ou judicial, durante o período de vigência do estado de calamidade pública, entre outras medidas de suporte para a população de MT.

O projeto número 307 prevê que hotéis da rede privada abriguem mulheres vítimas de violência doméstica durante a vigência do estado de calamidade pública. Já a outra matéria com o número 308 dispõe sobre a defesa dos profissionais do sistema de saúde e do sistema de segurança pública quando vítimas fatais do Covid-19, que deverão ser consideradas como se estivessem em efetivo serviço.

Por fim o projeto de lei 309/2020, que regulamenta um plano emergencial nos territórios indígenas, assegurando a garantia de direitos sociais, bem como com medidas específicas de vigilância sanitária e epidemiológica para prevenção do contágio e da disseminação.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Pandemia com clausura

Quando chegamos ao Planeta Terra encontramos dificuldades no convívio com pessoas que vamos encontrando pelo caminho. Interessante que não adianta nos mudarmos de bairro, cidade e até de estado, que vamos nos deparar com...

 
 
 
 
Sitevip Internet