Notícias / Justiça

08/04/20 às 16:47

Em nova decisão justiça impede destruição de lavouras de soja para pesquisa

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Em nova decisão justiça impede destruição de lavouras de soja para pesquisa

Foto: Assessoria

O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Mário Roberto Kono de Oliveira, suspendeu, nesta terça-feira (07.04), a destruição imediata de lavouras de soja, destinadas à pesquisa científica a campo, que havia sido determinada pelo Juízo da Vara Especializada de Meio Ambiente da Capital, em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Estadual. Para Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) a decisão demonstra a verdade dos fatos.

Conforme a Aprosoja, o desembargador teve “muita prudência e de forma acertada, a Justiça acreditou na verdade dos fatos e da ciência”. Na decisão Kono afirma que “têm-se, portanto que a pesquisa científica relacionada a calendarização da soja possuía apoio dos órgãos nacionais e regionais, evidenciando, dessa forma a relevância de sua realização”.

“Destaca-se que a realização da pesquisa científica em questão é de suma importância para meio ambiente e para a economia, uma vez que o estabelecimento da data correta para o cultivo de soja, bem como dos vazios sanitários, pode implicar em melhor efetividade da plantação com a menor quantidade de aplicação de fungicidas na lavoura”, diz outro trecho da decisão.

E diz ainda que, “não há, por ora, que se falar em ilegalidade do cultivo, isso porque, ainda não se adentrou no período de vazio sanitário, ou seja, período em que o produtor não pode ter em sua lavoura plantas vivas de soja. E mais, caso não seja suspensa a decisão objurgada os seus efeitos podem causar dano grave e irreversível à parte Agravante, aos Produtores Rurais e a Ciência, uma vez que será destruída a integralidade do cultivo utilizado como experimento cientifico que se encontra em andamento”.

Aprosoja esclarece que, ao contrário do que afirmaram outras instituições, inclusive de pesquisa, “na tentativa de confundir a verdade, que a pesquisa que ora se realiza não adentra no período proibitivo do Vazio Sanitário de 15 de junho a 15 de setembro, já que toda soja será colhida ainda no mês de maio”.

Associação afirma ainda que “nos termos do artigo 7º, e seguintes, da IN Sedec/Indea nº 002/2015, que a destruição de campos de soja, objeto de pesquisas, são passíveis somente dentro do “plantio excepcional de soja”, quando autorizado apenas dentro do referido “vazio sanitário”. Esclarece mais, que é totalmente contra esses plantios excepcionais dentro do Vazio Sanitário, pois esses sim, representam risco fitossanitário para disseminação da ferrugem asiática, e também risco ao meio ambiente”. E também deixa claro que “não é contra plantios experimentais para melhoramento genético de soja, avanço de gerações de linhagens e produção e multiplicação de sementes prégenéticas de variedades de soja, todavia, entende que esses plantios também são perfeitamente cabíveis fora do período do Vazio Sanitário, que é sagrado para os produtores do Estado”.

Conforme a Aprosoja, a entidade já solicitou ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e à Comissão de Defesa Sanitária Vegetal-CDSV/SFA/MT, a relação das áreas, laudos de vistoria e inspeção, e avaliações e pareceres, dos últimos 05 anos, referentes a esses plantios excepcionais que foram realizados dentro do Vazio Sanitário, para verificar cientificamente, os danos fitossanitários que referidos plantios já causaram, relacionados ao fungo da ferrugem asiática.

Além disso, a Associação afirma que jamais impediu o acompanhamento da pesquisa por outras instituições científicas e pelos órgãos de fiscalização, “pelo contrário, todos foram convidados formalmente a acompanhar, inclusive a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a qual, todavia, se recusou”.

“Agradecemos ao Poder Judiciário de Mato Grosso, no qual sempre confiamos para a busca da verdade e da ciência”, diz o presidente da Aprosoja, Antonio Galvan.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet