Notícias / Saúde

06/04/20 às 18:09 / Atualizada: 06/04/20 às 18:18

Mulher de 20 anos é a primeira indígena infectada pelo coronavírus no Brasil

A jovem é agente de saúde indígena na região onde mora, na cidade de Santo Antonio do Içá, interior do Amazonas

Agência do Rádio

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Mulher de 20 anos é a primeira indígena infectada pelo coronavírus no Brasil

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde confirmou a primeira infecção de um indígena pelo coronavírus (Covid-19) no Brasil. Uma índia de 20 anos, da etnia Kokama, testou positivo para a doença, no interior do Amazonas.

A jovem é agente de saúde indígena na região onde mora, na cidade de Santo Antonio do Içá. Ela está isolada na aldeia e sob cuidados. De acordo com informações da Fundação de Vigilância em Saúde do estado, a índia contraiu coronavírus em contato com um médico que atende a aldeia e está contaminado.

Segundo o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, esse tipo de caso é mais delicado, até mesmo pela reação dos povos indígenas a doenças virais e de grande propagação.

“Essa é uma grande preocupação que a gente tem. Os indígenas sempre têm uma resposta muito diferente e podem ter curvas maiores em relação à morbidade e letalidade nessa doença”, afirma Mandetta.

O ministro informou que a Secretaria Especial de Saúde Indígena agiu rápido e um helicóptero foi até a região para providenciar o isolamento de duas aldeias locais.  A área do Alto Solimões, onde a jovem mora, tem hoje cerca de 70 mil indígenas e mais de 200 aldeias. Há equipes de prevenção no local sob a responsabilidade do Distrito Especial Sanitário do estado dando orientações sobre o combate à Covid-19.

Ele acrescenta que o agrupamento e a forma de viver desses povos favorece a contaminação. Portanto, ele alerta que é necessário redobrar os cuidados. “Os indígenas têm agrupamentos, tem ocas coletivas. Têm muito contato e hábitos que podem facilitar muito o contato com o vírus. E nós do Ministério temos muita preocupação com a saúde indígena".

A indígena Kokama, agente de saúde na cidade de Santo Antonio do Içá, no Amazonas, está isolada e sob cuidados na aldeia em que vive. Para mais informações sobre prevenção e sobre as ações do governo no combate ao conoravírus, acesse: saude.gov.br/coronavirus.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet