Notícias / Saúde

30/03/20 às 14:59

MT: Empresas devem doar 200 mil litros de álcool 70% para combater coronavírus

Material será usado em unidades de saúde, de forças de segurança e setores que prestam serviços para hospitais regionais e repartições públicas do estado

Repórter Paulo Henrique, Agência do Rádio Mais

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
MT: Empresas devem doar 200 mil litros de álcool 70% para combater coronavírus

Foto: Divulgação

Empresas que fazem parte do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool) produzem em larga escala álcool 70% para distribuir ao estado e auxiliar no combate ao coronavírus. A previsão é que sejam doados 200 mil litros do insumo, que pode ser utilizado para a limpeza e higienização de mãos e braços. O primeiro carregamento, com 15 mil litros, já foi entregue na sede do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Cuiabá.

O álcool 70% será distribuído em hospitais, policlínicas, UPAs, unidades públicas da Polícia Militar, Bombeiros e em setores que prestam serviços para hospitais regionais e repartições públicas essenciais no estado. 

O presidente do Sindalcool e vice-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), Silvio Rangel, afirma que o setor se prontificou de imediato a realizar a ação solidária e que empresas de outros setores também se mobilizaram para atender a demanda pelo produto. 

“Um ponto interesse que aconteceu foi que várias outras empresas, vendo essa solidariedade, também ficaram sensíveis e começaram a participar desse movimento, com doação de embalagens para a distribuição do álcool 70%, outras se disponibilizaram para o transporte. Foi realmente uma boa ação que foi desenvolvendo outras ações”, comemora Rangel.  

Força-tarefa

Empresas particulares e entidades públicas se uniram para realizar a distribuição das unidades do álcool pelo estado. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar se disponibilizaram para garantir a segurança no trajeto entre as usinas e os locais onde o álcool será embalado. A Universidade Federal do Mato Grosso será responsável por realizar análises e garantir a qualidade do produto. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, César Miranda, ressalta que a mobilização de empresas privadas e instituições públicas tem dado certo. 

“Todos aqueles que estão sabendo de toda essa mobilização têm se colocado como voluntários, têm sido importantes nesse processo. Um grande número de estabelecimentos de saúde e de segurança pública, escolas, já receberam esse produto”, garante.

Ações em empresas

O presidente da FIEMT, Gustavo de Oliveira, defende que é fundamental que as empresas do estado adotem medidas de combate ao Covid-19 para garantir a saúde e a segurança dos funcionários e da população mato-grossense. 

“É fundamental que todos nós empresários saibamos da nossa responsabilidade em adequar tanto os ambientes de trabalho para os nossos colaboradores, quanto o ambiente de atendimento ao público para evitar o máximo possível o contágio”, orienta. 

Para suprir dúvidas e levar informação às empresas, o Serviço Social da Indústria (SESI) lançou um guia informativo para prevenção da Covid-19. O documento possui orientações para auxiliar gestores e funcionários de empresas a identificarem casos suspeitos, formas de transmissão e grupos de risco do coronavírus. 

Além disso, o manual produzido com base em informações do Protocolo de Manejo Clínico do Ministério da Saúde, traz recomendações sobre cuidados no ambiente trabalho e alternativas para as empresas manterem a produção sem riscos à saúde dos colaboradores.

Arte: Agência do Rádio Mais
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet