Notícias / Justiça

14/11/15 às 07:04 / Atualizada: 14/11/15 às 07:12

Eder condenado a 69 anos; Cuzziol pega mais de 30; Laura é absolvida

Confira no final da matéria a íntegra da denúncia do MPF e a sentença do juiz federal Schineider

Romilson Dourado

RDNews

Imprimir Enviar para um amigo
Eder condenado a 69 anos; Cuzziol pega mais de 30; Laura é absolvida

Eder Moraes recebe 1ª condenação e ainda é denunciado em outros processos

Foto: Gilberto Leite/Rdnews

O juiz Jeferson Schineider, da Quinta Vara Federal, condenou nesta sexta o ex-secretário de Estado Eder Moraes a 69 anos de cadeia, em regime fechado, e o ex-superintendente do Bic Banco no Estado, Luis Carlos Cuzziol, a mais de 30 anos, pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e falsificação de documentos. Já a esposa de Eder, Laura da Costa Dias, foi absolvida. Os três foram denunciados pelo Ministério Público como parte da operação Ararath, que investiga esquema de empréstimos fraudulentos com instituições financeiras, envolvendo políticos e empresários.

Por enquanto, Eder, que está em liberdade e usa tornozeleira, não volta à prisão. Ele pode recorrer da sentença, em liberdade. O advogado de Laura, Ricardo Spinelli, está comemorando a decisão. Obteve êxito jurídico na tese de que Laura não teria envolvimento nos esquemas.

Este é o primeiro julgamento com decretação de sentença dos sete processos a que Eder responde. Em uma das fases da Ararath, houve busca e apreensão na casa de Eder. No ano passado, tanto ele quanto Cuzziol ficaram presos por um bom tempo. O ex-secretário até foi levado para o Centro de Detenção Provisória da Papuda, no Distrito Federal. Para a Justiça, ficou provado que Eder cometeu, em coautoria, diversos crimes contra a administração pública estadual no interesse dele e do grupo político do qual fazia parte.
 
sentenca eder
Reprodução de trecho da sentença do juiz Jeferson Schineider, condenando Eder Moraes a 69 anos
 
Nas gestões Blairo Maggi e Silval Barbosa, Eder comandou as pastas de Fazenda e Casa Civil e presidiu a autarquia MT Fomento e ainda a extinta Agecopa, agência então responsável pelos projetos da Copa do Mundo de 2014.

Segundo a Polícia Federal e o MPF, Eder seria o principal articulador de um esquema de empréstimos fraudulentos que beneficiaria ele, Maggi e Silval. Parte dos empréstimos ocorria por meio das contas da empresa Comercial Amazônia de Petróleo Ltda (Amazônia Petróleo), de Gércio Mendonça Júnior, o Júnior Mendonça, e do Banco Industrial e Comercial S/A (Bic Banco), do qual o próprio Eder foi superintendente em Mato Grosso. E outras duas instituições bancárias se envolveram no esquema.

Nas seis contas da Amazônia Petróleo no Bic Banco foram movimentados cerca de R$ 65 milhões, entre créditos e débitos. Júnior Mendonça, outro investigado, fez delação premiada e contou que os empréstimos ocorriam a pedido de Éder Moraes. As contas eram controladas pelo próprio ex-secretário, enquanto Cuzziol respondia como superintendente do Bic Banco. As  contas teriam sido abertas para vários fins, mas nunca como verdadeiros empréstimos à Amazônia Petróleo. 

Junior Mendonça revelou que o esquema começou em 2008, com um empréstimo de R$ 4 milhões feito ao então vice-governador Silval Barbosa, hoje em cárcere. A garantia dessa transação era uma nota promissória com esse mesmo valor, onde constavam como emitente e avalista, respectivamente, Silval e Eder.

 
Arquivo(s) anexado(s)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet