Notícias / Eleições

13/11/15 às 13:25

Levantamento mostra votação da Aprosoja em cidades – veja quadro

Gabriele Schimanoski

RDNews

Imprimir Enviar para um amigo
Levantamento mostra votação da Aprosoja em cidades – veja quadro

Foto: Mário Okamura

O Rdnews teve acesso a dados não oficiais de como foi a votação em cada núcleo da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

Como era de se esperar, a vitória de Endrigo Dalcin na presidência da entidade foi significativa em muitos municípios. Para se ter ideia, dos 22 núcleos da Associação, Endrigo foi vitorioso em 16, contra apenas seis do adversário Reck Júnior.

Entre os municípios em que o presidente eleito teve vitória expressiva estão Sorriso, Sinop, Canarana, Nova Mutum e seu reduto, Nova Xavantina. Em Sorriso, dos 326 votantes, 316 escolheram Endrigo, apenas 10 Reck. Em Sinop não foi diferente, dos 207 votos apenas 10 foram para Reck. Já em Nova Mutum, 157 votos foram para Endrigo e 15 para o adversário. Em Canarana dos 109 votantes, somente quatro escolheram Reck. Em Nova Xavantina, ele não pontuou.

Candidato do vice-governador Carlos Fávaro e ex-presidente da Aprosoja, Reck foi vitorioso nos municípios de Campo Novo, Diamantino, Tangará da Serra, Alto Garças, Campos de Júlio e Rondonópolis. Neste último, dos 91 votantes, apenas dois optaram por Endrigo. Já em Tangará, 138 escolheram Reck, enquanto apenas três votaram em Endrigo. Campo Novo foi o município onde Reck Júnior obteve o maior número de votos, chegando a 107.

Os dados são extraoficiais, pois a Aprosoja optou por não divulgar quantos votos cada candidato teve nos núcleos, sob o argumento de que é uma decisão estratégica. Os votos extraoficiais contabilizam 2.221, pois foram colhidos às 18h de ontem (9).

A Aprosoja divulgou apenas a quantidade de produtores que votaram e quantos votaram em cada núcleo. Dos quase cinco mil associados, 3744 estavam aptos a votar. Destes, 2437 foram às urnas. O núcleo que menos eleitores compareceram foi o de Alto Taquari, com somente 49%. Já Tangará foi o campeão, onde 87% dos eleitores compareceram. É importante frisar que os votos na Capital são considerados em trânsito, pois em Cuiabá não existe um núcleo da Associação.

Os votos oficiais estão no quadro abaixo e foram atualizados até o meio dia desta terça (10), o que justifica a diferença no número total de votos se comparado com os dados que o Rdnews teve acesso. Os mais de 2,4 mil votantes são considerados um recorde para a entidade. O resultado oficial será homologado até a próxima segunda (16). A posse da nova diretoria está marcada para 10 de dezembro, no Cenarium Rural, às 19h30, em Cuiabá.


 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet