Notícias / Nacional

09/03/20 às 23:57 / Atualizada: 10/03/20 às 00:02

Escritório da Codevasf em Goiânia inicia atividades

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Escritório da Codevasf em Goiânia inicia atividades

Foto: Assessoria

O início das atividades do escritório de Goiânia da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) foi anunciado nesta segunda-feira (9) pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, em cerimônia no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, sede do Governo do Estado de Goiás. O governador Ronaldo Caiado, o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, senadores, deputados federais e estaduais, entre outras autoridades, participaram da solenidade.
 
Segundo o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, a Codevasf é uma empresa “importante no desenvolvimento de uma vasta região no país”, que trará possibilidade de transformação no estado. “Não tenho dúvida que isso vai ocorrer pelo apoio da classe política. A bancada de Goiás sempre foi atuante e, principalmente, unida quando as necessidades e os interesses do estado estão em jogo”, disse.
 
O Escritório de Apoio Técnico da Codevasf em Goiânia já atua na articulação de parceiras e no acompanhamento das ações da empresa no estado. “Apesar de a inauguração do escritório ocorrer hoje, já temos contratos firmados e recursos orçamentários para iniciar  obras de pavimentação e construção de pontes, estruturar produtores rurais com patrulhas agrícolas mecanizadas, e apoiar atividades produtivas e projetos de desenvolvimento e revitalização, como o ‘Juntos pelo Araguaia’, lançado em 2019 pelo governo federal em parceria com governos estaduais”, destacou o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira. 
 
No total, 136 municípios goianos estão inseridos na área de atuação da Codevasf, o que corresponde a uma população de mais de dois milhões pessoas e uma área de 55% do estado. Desses, dois municípios estão na bacia hidrográfica do rio São Francisco (Cabeceiras e Cristalina); e 134 municípios na bacia hidrográfica dos rios Tocantins-Araguaia – incluída na área de atuação empresa por meio da Lei nº 13.702, de 6 de agosto 2018.
 
“A Codevasf é responsável por executar políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento Regional. E o escritório de Goiânia é o marco do início da nossa atuação no estado. A partir daqui acompanharemos a execução de nossas ações e buscaremos a cada dia aumentar o nosso trabalho no estado visando beneficiar o máximo de pessoas e contribuir para o crescimento do estado de Goiás”, afirmou o diretor-presidente da Codevasf.
 
Sobre a Companhia
 
Com mais de 45 anos de atuação, a Codevasf é uma empresa pública, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que tem a missão de desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais. 
 
A Companhia promove diversas ações nas áreas de agricultura irrigada, como a implantação de projetos públicos de irrigação e modernização de técnicas e desenvolvimento de culturas; segurança hídrica, com a construção de canais de usos múltiplos, adutoras de água, barragens, diques, cisternas, sistemas de abastecimento de água e barreiros; revitalização de bacias hidrográficas, atuando na preservação de nascentes, rios e recursos naturais, implantação de sistemas de esgotamento sanitário e no controle de processos erosivos; atividade produtiva local, com a estruturação dos arranjos produtivos locais e apoio e capacitação de produtores rurais; e infraestrutura, com a construção de pontes, estradas, pavimentação e requalificação urbana e rural.
 
Atualmente, a área de atuação da empresa abrange 27% do território nacional, em 12 estados e no Distrito Federal. Isso corresponde a 1.641 municípios, onde vivem mais de 50 milhões de pessoas, nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru, Mearim, Vaza-Barris, Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Una, Real, Itapicuru e Paraguaçu nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal, bem como nas demais bacias hidrográficas de Alagoas, Maranhão e Sergipe.
 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Pessoas que estavam lá!

Alguns têm certeza. Outros não acreditam. A maioria suspeita de que possa existir, e outros tantos preferem não se questionar. Estou falando de vidas...

 
 
 
 
Sitevip Internet