Notícias / Logística

08/03/20 às 10:28 / Atualizada: 08/03/20 às 10:48

Profissão caminhoneira: aqui o sistema é bruto, mas a força é feminina

Morando no caminhão, é alvo de curiosos nos postos de gasolina de Mato Grosso

Lidiane Barros, O Livre

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Profissão caminhoneira: aqui o sistema é bruto, mas a força é feminina

Há sete anos Luana roda as estradas do país transportando cargas

Foto: Reprodução Instagram

Sabe aquela sensação de liberdade tão presente nos road movies? A caminhoneira Luana da Silva Paiva, a experimenta diariamente. Assim como nos filmes em que o personagem se descobre na estrada, foi viajando que assumiu o protagonismo da sua vida.

Com as unhas pintadas e mãos delicadas, ela dirige um caminhão de carga. E a força e a autonomia dessa jovem mulher pode ser que incomode, mas na maior parte das vezes, é alvo de surpresa.

“Foram várias as vezes em que desci do caminhão em um posto de gasolina, por exemplo, e juntou um pessoal em volta”. Quase sempre querem tirar foto.

“Eles se surpreendem ao ver uma mulher dirigindo um bitrem nove eixos. Querem saber como é minha rotina. Mas há quem desafie”.

Dia desses um caminhoneiro mais experiente a chamou e disse: “dirigir caminhão automático é fácil, queria ver é dirigir um bate-alavanca”.

Pois orgulhosamente ela o respondeu de pronto: “foi justamente com um bate-alavanca que trabalhei os primeiros anos, só agora consegui comprar um automático”.

A jovem que começou com carga seca – grãos -, passou a carregar combustível – carga perigosa – e hoje, transporta carne em câmara fria.

A pioneira, Neiva Chaves Zelaya, que no início dos anos 1950 tornou-se a primeira mulher habilitada a transportar cargas, é exemplo para ela e outras milhares, mais que ainda assim, são minoria em um universo predominantemente masculino.

“Muito respeito pela Neiva. Assim como ela, tenho orgulho do que faço. Sou a única da família. Na contramão do desejo dos meus pais de que eu tivesse cursado uma faculdade. Mas não tinha como ser de outro jeito”.



Luana se orgulha dos sete anos na boleia - Foto: Reprodução Instagram

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet