Notícias / Educação

02/03/20 às 11:09

UFG fica entre 11 melhores universidades brasileiras no 'Ranking de Shangai'

Resultado é referente a 2019, na qual a instituição está empatada com outras quatro. Organização avalia prêmios, pesquisadores citados e estudos que foram publicados.

Vanessa Martins, G1 GO

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
UFG fica entre 11 melhores universidades brasileiras no 'Ranking de Shangai'

Centro de Aulas da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG

Foto: Universidade Federal de Goiás/Divulgação

A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi classificada como uma das 11 melhores universidades do Brasil pelo Ranking Acadêmico das Universidades do Mundo de 2019 (ARWU). Divulgado pela Shanghai Ranking Consultancy, o ranking analisa as instituições de ensino que ganharam prêmios, que tem pesquisadores mais citados e trabalhos de prestígio publicados.
 
Na lista nacional, a UFG está empatada com: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Por isso, todas ficam entre 8º e 11º lugar.
 
Já no ranking internacional, a UFG está entre os 700 primeiros colocados de 1 mil analisados pela organização.
 
Universidade Federal de Goiás - UFG no Setor Leste Universitário em Goiânia — Foto: Vanessa Chaves/G1
Universidade Federal de Goiás - UFG no Setor Leste Universitário em Goiânia — Foto: Vanessa Chaves/G1
 
Realizado desde 2003, o ranking avalia a performance das instituições de ensino e dos ex-alunos. Segundo o portal da ARWU, são analisados os desempenhos de funcionários e estudantes nas seguintes áreas: matemática, física, química, ciências da computação, economia/administração e sete engenharias.
 
Os responsáveis por ranquear as universidades avaliam quantos desses profissionais já ganharam prêmios de reconhecimento internacional, como prêmios Nobel, nas áreas citadas.
 
Outra forma de avaliar as instituições, é por meio das publicações de artigos acadêmicos e citações dos profissionais vinculados ou ex-alunos. As universidades respondem a uma pesquisa detalhada que pede informações justamente sobre esses trabalhos.
 
A partir das analises, a universidade com melhor desempenho em cada índice recebe a pontuação "100" naquele quesito e as demais são avaliadas a partir dela, recebendo a pontuação como porcentagem.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet