Notícias / Governo de MT

02/03/20 às 09:14

Censo 2020 - População poderá confirmar identidade de pesquisadores do IBGE pelo Ciosp

Operadores do Ciosp passaram por treinamento com informações sobre identificação dos agentes do IBGE

Nara Assis | Sesp-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Censo 2020 - População poderá confirmar identidade de pesquisadores do IBGE pelo Ciosp

Foto: Lenine Martins/Sesp-MT

Os atendentes do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) estão aptos para confirmar a identidade dos agentes de pesquisa e mapeamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), caso o cidadão ligue para o 190. O objetivo é resguardar a segurança tanto dos moradores mato-grossenses quanto dos profissionais do Instituto, que percorrem o país colhendo informações para o Censo Demográfico 2020.

A ação será possível por meio de uma parceria firmada entre a unidade do IBGE em Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em fevereiro deste ano. Os atendentes do Ciosp passaram por treinamento, no dia 15 do mesmo mês, para identificação do agente de pesquisa e mapeamento, por meio de colete, crachá, bem como consulta da matrícula no site oficial do IBGE.

Na ocasião, a página www.respondendo.ibge.gov.br foi inserida como favorita nos computadores de acesso dos atendentes. Desta forma, quando houver resistência em receber o agente, ao morador será informado, além do canal do IBGE (0800 721 8181), o Disque 190, para constatar a identidade do entrevistador. Esta ação poderá ser realizada de qualquer cidade de Mato Grosso, tendo em vista que os atendentes treinados atuam em Cuiabá, porém atendem ligações de todo o estado.

Os servidores ligados ao IBGE em Mato Grosso repassaram as orientações para quatro turmas, formadas por operadores dos turnos matutino, vespertino e noturno, e a equipe de supervisores. Eles falaram sobre a Pesquisa Nacional Por Amostras de Domicílios (PNAD) e a divulgação de resultados, que somente é possível mediante a contribuição do morador.

A gerente de operações do Ciosp, Daise Luck, apresentou a infraestrutura de monitoramento da Sesp-MT, com mais de 170 câmeras instaladas na região metropolitana e equipe que opera 24h para garantir a segurança no estado preventiva e ostensivamente.

Sobre o Censo

A coleta de dados será realizada entre agosto e outubro de 2020. Serão visitados todos os domicílios do país e qualquer morador capaz de fornecer as respostas às perguntas do questionário pode responder ao recenseador por todos os demais moradores daquele domicílio.

Os recenseadores, identificados com colete, boné, crachá e computador de mão, irão coletar as informações através de entrevista direta com perguntas listadas sob a forma de questionário a ser preenchido no computador de mão. Também será possível responder o questionário via internet.

Como em Censos anteriores, serão utilizados dois questionários: o da amostra, a ser aplicado em uma fração dos domicílios ocupados, e o questionário simplificado nos restantes.



 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Pessoas que estavam lá!

Alguns têm certeza. Outros não acreditam. A maioria suspeita de que possa existir, e outros tantos preferem não se questionar. Estou falando de vidas...

 
 
 
 
Sitevip Internet