Notícias / Governo de MT

02/03/20 às 09:14

Censo 2020 - População poderá confirmar identidade de pesquisadores do IBGE pelo Ciosp

Operadores do Ciosp passaram por treinamento com informações sobre identificação dos agentes do IBGE

Nara Assis | Sesp-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Censo 2020 - População poderá confirmar identidade de pesquisadores do IBGE pelo Ciosp

Foto: Lenine Martins/Sesp-MT

Os atendentes do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) estão aptos para confirmar a identidade dos agentes de pesquisa e mapeamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), caso o cidadão ligue para o 190. O objetivo é resguardar a segurança tanto dos moradores mato-grossenses quanto dos profissionais do Instituto, que percorrem o país colhendo informações para o Censo Demográfico 2020.

A ação será possível por meio de uma parceria firmada entre a unidade do IBGE em Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em fevereiro deste ano. Os atendentes do Ciosp passaram por treinamento, no dia 15 do mesmo mês, para identificação do agente de pesquisa e mapeamento, por meio de colete, crachá, bem como consulta da matrícula no site oficial do IBGE.

Na ocasião, a página www.respondendo.ibge.gov.br foi inserida como favorita nos computadores de acesso dos atendentes. Desta forma, quando houver resistência em receber o agente, ao morador será informado, além do canal do IBGE (0800 721 8181), o Disque 190, para constatar a identidade do entrevistador. Esta ação poderá ser realizada de qualquer cidade de Mato Grosso, tendo em vista que os atendentes treinados atuam em Cuiabá, porém atendem ligações de todo o estado.

Os servidores ligados ao IBGE em Mato Grosso repassaram as orientações para quatro turmas, formadas por operadores dos turnos matutino, vespertino e noturno, e a equipe de supervisores. Eles falaram sobre a Pesquisa Nacional Por Amostras de Domicílios (PNAD) e a divulgação de resultados, que somente é possível mediante a contribuição do morador.

A gerente de operações do Ciosp, Daise Luck, apresentou a infraestrutura de monitoramento da Sesp-MT, com mais de 170 câmeras instaladas na região metropolitana e equipe que opera 24h para garantir a segurança no estado preventiva e ostensivamente.

Sobre o Censo

A coleta de dados será realizada entre agosto e outubro de 2020. Serão visitados todos os domicílios do país e qualquer morador capaz de fornecer as respostas às perguntas do questionário pode responder ao recenseador por todos os demais moradores daquele domicílio.

Os recenseadores, identificados com colete, boné, crachá e computador de mão, irão coletar as informações através de entrevista direta com perguntas listadas sob a forma de questionário a ser preenchido no computador de mão. Também será possível responder o questionário via internet.

Como em Censos anteriores, serão utilizados dois questionários: o da amostra, a ser aplicado em uma fração dos domicílios ocupados, e o questionário simplificado nos restantes.



 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet