Notícias / Empresas

01/03/20 às 15:06

Sebrae Mato Grosso recebe grupo de moçambicanos em programa internacional de conhecimento

Rita Comini

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Sebrae Mato Grosso recebe grupo de moçambicanos em programa internacional de conhecimento

Foto: Assessoria

Na próxima segunda-feira, dia 02 de março, o Sebrae Mato Grosso recebe um grupo de nove moçambicanos que irá participar do Programa Internacional de Conhecimento Brasil-Moçambique, uma parceria entre o Sistema Sebrae e o Instituto para Promoção das Pequenas e Médias Empresas – IPEME, instituição cuja missão é incentivar a implantação, consolidação e desenvolvimento de empresas de pequeno porte em Moçambique.

O grupo fica em Mato Grosso até 31 de março conhecendo as metodologias e casos práticos dos projetos das áreas de sustentabilidade, agronegócio e empreendedorismo, através de qualificações teóricas e práticas. Dentre as capacitações estão a Formação em Sustentabilidade, Programa No Campo e Consultoria Integrada de Gestão (CIG).

Por indicação do Itamaraty e do Sebrae Nacional, em dezembro de 2019, o executivo Claire Zimba, diretor geral do IPEME, e José Tembe, da área de comunicação, conheceram os trabalhos do Sebrae MT e do Centro Sebrae de Sustentabilidade, numa cooperação entre os governos do Brasil e de Moçambique. “Eles gostaram muito do que viram, principalmente das áreas de sustentabilidade, negócios rurais e nossos projetos de empreendedorismo, e mostraram interesse em conhecer com mais profundidade todas as metodologias e, se possível, casos práticos”, conta José Guilherme Barbosa Ribeiro, superintendente do Sebrae MT.

E acrescenta que a expectativa é que eles possam aproveitar todos os conhecimentos e aplicar em Moçambique. “Estão programadas visitas a empresas locais para que nossos empresários testemunhem os resultados alcançados depois do trabalho realizado com o Sebrae”.

Suleima Metelo, gerente do Desenvolvimento de Seres Humanos (DSH) do Sebrae MT e coordenadora do Programa, explica que os colaborares do Sebrae estão responsáveis por fazer as capacitações aos visitantes. “Nossa intenção é que os colegas moçambicanos voltem mais preparados para transmitir aos empresários de Moçambique conhecimentos práticos que os ajudem a crescer, desenvolvendo a sua economia e sendo mais sustentáveis”.

O Programa tem o objetivo de estabelecer um marco geral de colaboração entre as duas instituições para estimular e implementar ações conjuntas para cooperação internacional no apoio ao empreendedorismo e em prol do desenvolvimento inclusivo e sustentável dos pequenos negócios no Brasil e em Moçambique.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet