Notícias / Governo de MT

28/02/20 às 19:41

Comunidade e gestores do Norte Araguaia aprovam Circuito Empreendedor

Thielli Bairros | Sedec MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Comunidade e gestores do Norte Araguaia aprovam Circuito Empreendedor

Foto: Alex Marques

Uma pequena agroindústria do município de São José do Xingu (1.025km de Cuiabá) beneficia em torno de 30 famílias, mas precisa de estrutura para trabalhar, como isenção de energia elétrica. A presidente da entidade, Delúbia Maria Borges Tulha participou do Circuito Empreendedor no dia 20 de fevereiro, em Porto Alegre do Norte (MT), para buscar auxílio para suas demandas.

O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) dentro do programa Pensando Grande para os Pequenos, reuniu mais de 350 pessoas, entre micro e pequenos empreendedores e futuros empreendedores, em um dia de oficinas sobre os mais variados temas: gestão, vendas, crédito, Susaf, associativismo, compras governamentais, entre outros.

“As pessoas saíram enriquecidas de conhecimentos que, com certeza, ajudarão a fazer seus próprios projetos de empreender na região do Norte Araguaia. Esta região tem um potencial muito grande e muitas dificuldades a serem enfrentadas. O Governo do Estado está presente porque os desafios têm que ser superados com a ajuda do Estado também. Levaremos as demandas e poderemos encaminhar soluções”, disse Celso Banazeski, secretário adjunto de Indústria, Comércio e Empreendedorismo da Sedec e idealizador do projeto.

A região do Consórcio de Desenvolvimento do Norte Araguaia vem crescendo e atraindo mais moradores. De acordo com o prefeito de Porto Alegre do Norte, Daniel do Lago, é necessário este investimento social para quem quer empreender e ter resultado. “Com certeza, quem participou saiu com a mentalidade diferente de como fazer seus investimentos. Além disso, temos as instituições financeiros com linhas de crédito para dar suporte a essas pessoas. Só temos a agradecer e parabenizar o Governo do Estado”, afirmou.

Participantes de sete municípios da região estiveram nas oficinas oferecidas pelo Governo e seus parceiros. Elclesio José Ferrero, prefeito de Santa Terezinha, ressaltou a importância de o Estado estar próximo da região e auxiliar nas demandas.

“Temos uma região promissora principalmente na agricultura e no turismo. O Estado nos ajudando a capacitar nossos técnicos, por consequência poderemos aqui ajudar a comunidade”, disse citando a oficina sobre compras governamentais e também as informações levadas pela Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) e pela Desenvolve MT.

“É importante o Governo se aproximar do pequeno município e do cidadão e seu negócio. Esta forma de política pública voltada à capacitação e facilidades aos cidadãos nos auxilia também como gestor. Isso significa desenvolver a nossa região e por isso agradecemos pela vinda do Circuito Empreendedor”, afirmou João Cleiton Medeiros, prefeito de Canabrava do Norte.

Já Wanderley Soares, prefeito de São José do Xingu, ressaltou que a região é um bom lugar para se viver. “Temos muito o que mostrar para todo Mato Grosso, temos produção, sustentabilidade, cultura. E temos muitas pessoas interessadas em desenvolver negócios e sustentar suas famílias”.

A sustentabilidade de micro e pequenas empresas também é uma preocupação do secretário de Agricultura de Vila Rica, Rafael Galliano: “as empresas precisam ficar atentas para comercializar melhor, divulgar seus produtos. O evento aqui somou com os esforços de toda a região pelo desenvolvimento”.

Para a secretária executiva do Consórcio Norte Araguaia, Bryzza Layanne Cavalcante Reis, a forma como o Circuito Empreendedor está sendo realizado em Mato Grosso é louvável. “O evento traz conhecimento e é acessível aos pequenos que, muitas vezes, tem dificuldade de encontrar esse tipo de informação. E o mais interessante é que está chegando de forma itinerante, por todo o estado”.

PRÓXIMO EVENTO – O Circuito Empreendedor continua percorrendo Mato Grosso. No dia 19 de março será a vez dos cidadãos dos municípios que fazem parte do consórcio Portal da Amazônia comparecerem ao evento em Colíder.
  • Comunidade e gestores do Norte Araguaia aprovam Circuito Empreendedor

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet