Notícias / Educação

11/02/20 às 18:24

Aula Inaugural - 'Vocês podem chegar onde quiserem', diz comandante aos alunos da Escola Tiradentes

Alecy Alves | Secom-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Aula Inaugural  - 'Vocês podem chegar onde quiserem', diz comandante aos alunos da Escola Tiradentes

A aula inaugural da Escola Tiradentes de Cuiabá reuniu estudantes e militares

Foto: Sd Elias

Na palestra que proferiu na aula inaugural do ano letivo na Escola Estadual Militar Tiradentes de Cuiabá, intitulada ‘Escolas Militares, Caminhos e Possibilidades’, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, destacou a importância da disciplina e do esforço na busca pelo conhecimento.

“Inteligência é importante, mas a disciplina e o esforço diário podem fazer vocês chegar onde quiserem. Todos nós somos capazes e podemos potencializar nossas capacidades para atingirmos metas, objetivos”, ensinou Assis.

Para uma platéia de estudantes com idade entre 15 e 17 anos, o comandante da PM observou que é necessário aprender a não se frustrar com as dificuldades e seguir se empenhando. “A escola militar dá a oportunidade, vocês devem aproveitá-la”, completou. Os estudantes também ouviram sobre respeito e valorização dos professores. “Os professores devem ter a nossa deferência sempre”, acrescentou.

Além de uma palestra informal, interagindo com o os estudantes, o comandante da Polícia Militar homenageou autoridades, professores, instrutores e ex-alunos da Escola Tiradentes de Cuiabá. Entre os homenageados estava o ex-comandante geral, coronel Dival Pinto Martins, fundador da primeira escola Tiradentes, criada em Cuiabá há 30 anos. Dival Martins recebeu a moeda comemorativa dos 184 anos da PMMT, celebrados em 2019.

 Ex-comandante geral coronel Dival, criador da primeira escola militar, homenageado pelo comandante atual coronel Assis (Foto: Sd Elias/PMMT)
 
Também foram homenageados com o mesmo símbolo professores civis, monitores militares, alunos e ex-alunos. Depois de receber a ‘moeda’ o professor de Matemática e presidente do Conselho.

Deliberativo da Comunidade Escolar José Gonçalo da Silva observou que disciplina é fundamental. “Não falamos de disciplina somente em relação ao comportamento, mas na administração da vida escolar, na busca pelo conhecimento, em tudo que fazemos”, pontuou José Gonçalo.

Os estudantes também ouviram depoimentos de ex-alunos do Tiradentes de Cuiabá que hoje fazem curso em faculdades públicas do país, como estudante de Medicina Hyan Apolinário. Hyan concluiu o ensino médio na escola militar em 2017 e foi aprovado no curso mais concorrido em duas federais, de Minas Gerais e do Piauí.

O evento também reuniu o comandante geral adjunto coronel Cruz, o chefe de Estado Maior coronel Rodrigues, o comandante do 2º CR, coronel Marcos Sovinski e os tenentes-coronéis Wellington, que reponde pela Diretoria de Ensino da PM, Evandra, diretora da Escola Tiradentes de Cuiabá, entre outros oficiais.
  

Aprovações
 
Dados preliminares apontam que 155 estudantes de Escolas Estaduais Militares Tiradentes mato-grossenses que fizeram o Enem 2019 foram aprovados em universidades públicas como Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), entre outras.

Somente da Escola Tiradentes de Cuiabá o primeiro levantamento apontou 100 aprovações em cursos como Medicina, Direito, Engenharia Civil, Ciências da Computação, entre outros.

A PM, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação(Seduc), tem sete escolas Tiradentes sediadas nos municípios de Cuiabá, Nova Mutum, Juara, Lucas do Rio Verde, Confresa, Sorriso e Rondonópolis.

Professores civis e monitores militares receberam homenagem do Comando da PM em aula ianaugural em Cuiabá - (Foto: Sd Elias/PMMT)
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Pessoas que estavam lá!

Alguns têm certeza. Outros não acreditam. A maioria suspeita de que possa existir, e outros tantos preferem não se questionar. Estou falando de vidas...

 
 
 
 
Sitevip Internet