Notícias / Meio Ambiente

09/02/20 às 12:23 / Atualizada: 09/02/20 às 12:37

Funai apoia recuperação ambiental de aldeias Xavante na Terra Indígena Marãiwatsédé

Assessoria de Comunicação/Funai

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Funai apoia recuperação ambiental de aldeias Xavante na Terra Indígena Marãiwatsédé

Plantação de mudas nativas na Terra Indígena Mariwatsédé

Foto: Foto: Glínia Nascimento/CR Ribeirão Cascalheira / Assessoria Funai

Junto aos Xavante, a Coordenação Regional (CR) de Ribeirão Cascalheira (MT), com recursos da Coordenação-Geral de Gestão Ambiental (CGGAM), apoiou a plantação de 657 mudas nativas em seis aldeias da Terra Indígena Marãiwatsédé. A ação vai ao encontro do pedido de vários caciques da região que se mostraram preocupados com a recuperação ambiental da área.
 
É o caso de Estevão Tsimitsuté, da aldeia Tsiba'adzatsi, por exemplo. Em carta à Funai, o cacique pontuou: "Na nossa aldeia moram mais de 75 pessoas e tem duas represas que ficam ao lado da BR 080. Tem bastante peixes e pouca mata ciliar (...) Nosso plano para o futuro é cultivar essas plantas na aldeia, assim como recuperar a beira da represa, tudo com base na agroecologia."

A mudas são provenientes do projeto de construção de viveiros desenvolvido pela brigada indígena da região que, por sua vez, é subsidiada por Acordo de Cooperação Técnica entre o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama) e a Funai. Foi possível o transporte de mudas e viveiristas, plantio e manutenção do viveiro e limpeza das mudas plantadas nas nascentes, durante a última semana de janeiro. Mudas de banana, manga e de plantas nativas foram entregues à comunidade como maneira de fortalecer a soberania alimentar das aldeias novas.






Fotos: Glínia Nascimento/CR Ribeirão Cascalheira / Assessoria de Comunicação da Funai
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Espada de são jorge, pimenta, ferradura...

Para quem não conhece como funcionam as energias, pode ser pego de surpresa por alguns acontecimentos, afinal não é porque não acreditemos em certas coisas que elas não...

 

Enquete

Quem você gostaria que fosse o próximo presidente do Brasil

 
 
 
Sitevip Internet