Notícias / Agricultura

09/02/20 às 08:38

Pesquisadores da Emater desenvolvem pequi sem espinhos, em Goiânia

Segundo a coordenadora da equipe, o fruto deve ser comercializado daqui dois anos. A pesquisa durou 16 anos.

Vanessa Chaves, G1 GO

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Segundo a coordenadora da equipe, o fruto deve ser comercializado daqui dois anos. A pesquisa durou 16 anos - Foto: Emater
 
Uma equipe de pesquisadores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) desenvolveu uma pesquisa para produzir um pequi sem espinhos. Segundo a coordenadora da equipe, Elainy Botelho, será possível comer o pequi tranquilamente, sem se preocupar com espinhos, daqui dois anos.
 
Além disso, segundo ela, o fruto sem o espinho se assemelha ao tradicional tanto na cor quanto no sabor. “Apesar da variabilidade, o fruto tem as mesmas características do pequi com espinhos. Ele é alaranjado, tem a poupa grossa e o sabor levemente doce”, conta a coordenadora.
 
Segundo Elainy, o estudo começou após um produtor ter uma muda da planta de pequi sem espinhos em sua fazenda, em Cocalinho, no Mato Grosso.
 
“O produtor descobriu o pequi sem espinhos e até tentou reproduzi-lo, mas não conseguiu. Lá fomos nós, na propriedade dele, e fizemos um clone da planta do pequi com o uso da técnica de enxertia. A planta foi multiplicada, e está sendo estudada e acompanhada”, diz Elainy.
 
Antes de começar a comercializar as mudas, é necessário ainda estudar e acompanhar o desenvolvimento da planta. Os pesquisadores avaliam questões de produção, resistência a pragas, tipos de adubação e espaçamento do plantio.
 
"O produtor precisa saber se vale a pena investir, se vale a pena comercializar, é necessário passar por avaliações do mercado, seja em relação a quanto o produtor quer plantar, quantas caixas uma planta produz e quanto de dinheiro será ganho", ressalta Elainy.

O Centro de Treinamento da Emater, em Goiânia, possui mais de 500 pés de pequi sem espinho, que estão sendo estudados e avaliados para serem comercializados.

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Augusto, em 10/02/20 às 09:57

    Aqui no Mato Grosso já estamos comendo pequi sem espinho já faz é anos...

 
 
 
Sitevip Internet