Notícias / Meio Ambiente

07/02/20 às 16:32 / Atualizada: 10/02/20 às 20:34

Sema abre inscrições para curso 'Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental'

Lucas Gabriel Amorim

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Sema abre inscrições para curso 'Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental'

Foto: Assessoria

Já estão abertas as inscrições para o curso de "Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental" em Canarana, Pontes e Lacerda, Juína e Alta Floresta. Serão oferecidas 50 vagas para cada município.

O curso, ministrado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, por meio da Superintendência de Educação Ambiental (SUEA), é dividido em três módulos, presenciais e não presenciais, com carga horaria variada.

O primeiro módulo é introdutório com os conteúdos básicos que buscam a sensibilização e compreensão dos desafios socioambientais local e global. O curso será presencial, com carga horária de 24 horas.

O segundo módulo será destinado a produção do projeto de educação ambiental (PEA) e para a sistematização da minuta do Plano de Educação Ambiental Municipal proposto pela Comissão de Educação Ambiental Municipal (CEAM) com carga horária de 40 horas não presenciais.

Já o módulo três o curso terá carga horária de 16 horas presenciais e será concluído com a apresentação da minuta do Plano de Educação Ambiental Municipal elaborada pela comissão, bem como a apresentação dos resultados dos projetos eleitos pelos parceiros locais que possam ser executados.

Os projetos seguem tendo o objetivo de representar as necessidades e realidades locais, mas neste ano será direcionado a elementos ligados a salvaguarda ambientais definidas pelo acordo de Cancún.

O que define o Acordo de Cancún?

Segundo o parágrafo 70, Decisão 1/CP.16 do acordo de Cancún, os países em desenvolvimento que realizarem ações do programa de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD+), devem promover e apoiar as seguintes medidas:

Ações complementares ou consistentes com os objetivos dos programas florestais nacionais e outras convenções e acordos internacionais; Estruturas de governança florestal nacional transparentes e eficazes, tendo em vista a soberania e legislação nacional; Respeito pelo conhecimento e direitos dos povos indígenas e membros de comunidades locais tradicionais; Participação plena e efetiva das partes interessadas, em particular povos indígenas e comunidades locais; Que as ações sejam consistentes com a conservação das florestas naturais e diversidade biológica; Ações para enfrentar os riscos de reversões em resultados de REDD+;Ações para reduzir o deslocamento de emissões de carbono para outras áreas.

SERVIÇO
Curso: "Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental"
Locais e Datas:
Canarana - 17 a 19/03 (módulo I) - 28 e 29/04 (módulo III)
Juína - 31/03 a 2/04 (módulo I) - 13 e 13/05 (Módulo III)
Pontes e Lacerda - 14 à 16/04 (módulo I) - 27 e 28/05 (módulo III)
Alta Floresta - 5 à 7/05 (módulo I) - 16 E 17/06 (módulo III)
Vagas: 50 (cinquenta) por município.


Link de Inscrição:
https://forms.gle/dN25A3trWrhocYr5A
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet