Notícias / Notícias Gerais

10/11/15 às 20:47

CORREDOR DE EXPORTAÇÃO: DNIT dá sinal verde e Transbananal começa se movimentar

Naiara Martins

Assessoria

Imprimir Enviar para um amigo
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, por iniciativa do deputado Federal Vicentinho Junior (PSB/TO), realizou nesta terça-feira, 10.11, em Brasília, audiência pública para debater a precária situação das rodovias federais no estado do Tocantins. Entre os assuntos abordados, o encontro também tratou sobre o projeto de implantação da Travessia Transbananal BR-242/TO-500, um audacioso projeto que pretende interligar os estados de Mato Grosso e Tocantins, atravessando a Ilha do Bananal.

Além das autoridades tocantinenses, o debate teve ainda a participação do deputado Estadual Baiano Filho (PMDB), dos senadores Wellington Fagundes (PR) e José Medeiros (PPS), os deputados Federais Ezequiel Fonseca (PP) e Adilton Sachetti (PSB), o prefeito de São Félix do Araguaia José Antônio ‘Baú’, entre outros.

Em síntese, o DNIT assegurou o início dos estudos para formatação da matriz de viabilidade e impacto ambiental. Por sua vez, IBAMA e FUNAI garantiram agilidade ao processo de análise e parecer. O projeto conta ainda com a anuência do Ministério Público Federal, presente ao debate. A Transbananal é a proposta de um novo corredor de exportação ligando o Centro-Oeste ao Norte do país, reduzindo em 1.000 km o trajeto dos produtos agrícolas até o porto de Salvador, além de alavancar a produção e as relações comerciais da região.  

Em setembro, os municípios de São Felix do Araguaia/MT e Formoso do Araguaia/TO realizaram debates com o envolvimento da população, produtores, representantes políticos e entes estaduais para impulsionar as discussões. Na oportunidade, o senador Wellington Fagundes assegurou a inclusão da pauta na Comissão de Infraestrutura do Senado, com a realização inclusive de audiências públicas.

A TO-500/BR-242 conta com o apoio político da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Kátia Abreu. Em Mato Grosso, o projeto tem como principal entusiasta o deputado Estadual Baiano Filho.
  • CORREDOR DE EXPORTAÇÃO:  DNIT dá sinal verde e Transbananal começa se movimentar
  • CORREDOR DE EXPORTAÇÃO:  DNIT dá sinal verde e Transbananal começa se movimentar
  • CORREDOR DE EXPORTAÇÃO:  DNIT dá sinal verde e Transbananal começa se movimentar

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet