Notícias / Governo de MT

01/02/20 às 17:28 / Atualizada: 01/02/20 às 17:46

Cuiabá - Colônia de Férias atrai famílias e promove interação entre os participantes

Realizada de 29 a 31 de janeiro, o projeto reuniu em torno de 300 participantes, de todas as idades, que aproveitaram a programação cultural e educativa para ter um momento juntos

Graciele Leite | Secel-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cuiabá - Colônia de Férias atrai famílias e promove interação entre os participantes

Foto: Jackson Dutra

Animação, alegria, brincadeiras e interação para as famílias marcaram a Colônia de Férias da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, em Cuiabá. Realizada de 29 a 31 de janeiro, o projeto reuniu em torno de 300 participantes, de todas as idades, que aproveitaram a programação cultural e educativa.

Apaixonada por bibliotecas e livros, Diana Goulart acompanhou os filhos Maria Eduarda, 12 anos, e José Paulo, de 07.  Uma veterana na Colônia de Férias, ela conta que participa há dois anos e sempre fica atenta à próxima edição. “Aqui fiz amizades, a gente encontra as famílias de outras edições e aproveitamos juntos. Eu faço questão de trazer os filhos porque, além da diversão, tem a programação cultural, desperta a curiosidade das crianças pelos livros, e tem as palestras educativas”.

Em todas as edições, a equipe da Biblioteca oferece uma programação de lazer e conhecimento, reunindo teatro, cinema, oficinas, pintura, gincana e brincadeira envolvendo toda a família. Nesta edição, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), os participantes também receberam orientações sobre nutrição saudável. E, além do cachorro-quente queridinho das crianças, o lanche foi enriquecido melancia e laranja para estimular o consumo de alimentos naturais.

O evento contou também espetáculos de teatro do ator Cláudio Costa, e do Grupo Tibanaré, além de bate-papo com a escritora Marília Beatriz Figueiredo Leite. As oficinas realizadas foram de Boneca Abayomi (boneca negra), Deboche (fantoches pequenos), Dobradura, Pintura e Argila.


Valquíria Gattass e o filho José Antônio, na Colônia de Férias - Créditos: Jackson Dutra - Secel
 
José Antônio, 06 anos, esteve pela primeira vez na biblioteca. No começo estava meio desanimado em participar, mas acabou descobrindo que o espaço cultural oferece muito mais que leitura. “Quando o chamei pra vir, ele ficou meio sem interesse, achando que ia só ler livro. Mas chegou aqui e logo se empolgou com a oficina de boneco e o filme. É muito bom ter essa opção nas férias, ainda mais porque é uma forma de estimular as crianças a conhecerem a biblioteca”, comentou a mãe Valquíria Gattass.

Com uma programação variada para todas as idades, vale lembrar que a Colônia de Férias é totalmente gratuita. Realizada desde 2016, são duas edições ao ano, em janeiro e julho, e soma um público de aproximadamente 1500 pessoas desde o início.


Secel
 
“O objetivo da colônia de férias é incentivar crianças e adolescentes a conhecer a biblioteca, e mostrar a eles que a biblioteca também é um espaço para brincadeiras e diversão. Por meio das atividades lúdicas, o brincar se torna uma ferramenta de aprendizado cognitivo, físico, emocional e cultural. Também não restringimos a idade, porque as crianças têm pais, mães, avós e cuidadores que as acompanham e participam das atividades. Eles também são nosso público, porque a biblioteca é para todos”, destaca a gerente da Estevão de Mendonça, Elienes Moreira.

Esse ambiente acolhedor e familiar encantou Ana Luíza Aggens, que foi convidada pela filha Ana Beatriz, de 12, para participar. Junto com elas, estava também o mais novo José Felipe, 02 anos. “A Ana conheceu a biblioteca em uma visita com a escola e se apaixonou. Sempre que a gente passa pelo centro ela pede para virmos aqui. Ela quem ficou sabendo da Colônia de Férias e fez nossa inscrição”.

De outro lado, Ana Beatriz conta que, após conhecer o Palácio da Instrução, onde fica a Biblioteca Estevão de Mendonça, se apaixonou pela história do prédio e por todo ambiente que envolve o espaço cultural. “Na Colônia foi a primeira vez. Amei, é estimulante, divertido, fiz amizades e aprendi coisas diferentes com o filme e as brincadeiras. E é uma forma de estimular a leitura. Eu mesma, depois que conheci a biblioteca, passei a ler mais”.


Ana Beatriz, 12 anos, em oficina na Colônia de Férias - Créditos: Jackson Dutra - Secel
 
A colônia de férias é realizada pela Biblioteca Estevão de Mendonça, que é gerida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Os parceiros desta edição são o Serviço Social do Comércio (Sesc), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio), Associação Mato-grossense de Artesãos, Academia Mato-Grossense de Letras, Grupo Tibanaré e Grupo Molera.

Serviço
A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça está localizada no Palácio da Instrução, na Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá. O funcionamento ao público é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Telefone: (65) 3613-9240/9230.


$imgTxt - Foto por: Jackson Dutra - Secel
 
  • Cuiabá - Colônia de Férias atrai famílias e promove interação entre os participantes
  • Cuiabá - Colônia de Férias atrai famílias e promove interação entre os participantes
  • Cuiabá - Colônia de Férias atrai famílias e promove interação entre os participantes
  • Cuiabá - Colônia de Férias atrai famílias e promove interação entre os participantes
  • Cuiabá - Colônia de Férias atrai famílias e promove interação entre os participantes
  • Cuiabá - Colônia de Férias atrai famílias e promove interação entre os participantes
  • Cuiabá - Colônia de Férias atrai famílias e promove interação entre os participantes
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - 'Destino da Terra e causas das misérias humanas'

“Admira-se de encontrar sobre a Terra tanta maldade e más paixões, tantas misérias e enfermidades de toda a sorte, concluindo-se quão deplorável é a espécie...

 
 
 
 
Sitevip Internet