Notícias / Curiosidades

24/01/20 às 13:12 / Atualizada: 24/01/20 às 19:24

Arrematar produtos em leilões online é alternativa à crise

Oportunidade de compra com preços abaixo do mercado oferece segurança e praticidade.

Ricardo Prates Morais

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
A economia brasileira está em lenta recuperação econômica depois de um período de forte recessão. A situação faz com que a população busque alternativas para compor a renda. Com o desemprego em alta (mais de 12 milhões de pessoas não têm emprego formal), cresce cada vez mais a taxa de trabalhadores na informalidade.

Este cenário de desconfiança no mercado de trabalho justifica o elevado número de brasileiros que procuram opções sem registro em carteira como motorista de aplicativo de transporte ou de entrega, funções que oferecem flexibilidade, mas pouca segurança e estabilidade por não possuírem necessariamente vínculo empregatício.

Outra estratégia que vem sendo adotada pela população nestes tempos de crise, é um maior controle dos gastos. Assim, ofertas e promoções surgem como oportunidade para adquirir itens necessários ou há tempos desejados. Arrematar produtos em leilões online é também uma alternativa para quem quer comprar com preços abaixo do mercado.

Junto com a situação econômica, o maior espaço que o comércio eletrônico vem tomando faz com que os leilões online sejam ainda mais atraentes. Além da praticidade que a internet proporciona, existem mecanismos que garantem a possibilidade de comprar produtos até 90% mais baratos com toda segurança necessária.

Entre os itens de consumo mais procurados estão imóveis, automóveis, eletrodomésticos, mas são inúmeras as opções de aquisição de produtos com qualidade verificada e preços baixos. O leilão online ainda dá maior flexibilidade ao comprador, pois existe a chance de fazer um lance antes da abertura oficial.


Segurança no leilão online

Mesmo aos acostumados com a compra de produtos online, é natural que surjam dúvidas a respeito da segurança de realizar um cadastro em uma empresa de leilão pela internet. Porém, esse é um terreno já tateado, onde instituições e investidores já compram, vendem, revendem, e faturam dinheiro.

O leilão online possibilita a democratização de acesso a alguns bens de consumo, uma vez que qualquer pessoa pode participar. Esse fator traz uma diferença fundamental, pois ainda está no imaginário da população que leilões são reservados a determinada elite econômica. Empresas que fornecem este serviço crescem mais e mais e, com isso, ganham credibilidade no mercado.

E são essas as empresas capazes de dar segurança à compra e venda. Não é novidade que esta modalidade de comércio permite com que as pessoas encontrem preços mais em conta. Mas hoje é possível garantir segurança de dados e de qualquer informação considerada confidencial.

A certeza de que se está comprando um produto de qualidade é fundamental para a credibilidade do negócio. Ainda que seja online, todos os objetos vendidos passam por uma avaliação que certifica que eles estão em bom estado e são de procedência comprovada.

O leiloeiro, que é quem vende o produto, também tem suas garantias, pois o comprador pode responder criminalmente caso não efetue o pagamento, além de ficar impedido de ingressar em um novo leilão.


Como começar?

O primeiro passo a ser dado pelos interessados em leilões online é procurar uma empresa que forneça todos esses aspectos a respeito da segurança citados anteriormente. Em seguida, a pessoa deve realizar um breve cadastro no site para criar um usuário e ficar apto a comprar e vender.

Ao ingressar na plataforma de leilão online, deve-se buscar o produto desejado, no caso do comprador, e conferir qual é o lance mínimo a ser dado pelo objetivo. Para quem pretende vender, o processo se torna um pouco mais complexo, uma vez que o leiloeiro é responsável por todas as etapas como publicação, convocação, descrição dos bens, e a garantia de qualidade.

No geral, existem diferentes tipos de leilão. No leilão empresarial, acontece como as pessoas estão mais acostumadas. Uma pessoa, seja ela física ou jurídica, coloca um produto à venda, divulga o edital aos demais usuários, e aguarda com que os lances sejam feitos até que se arremate o objeto em questão.

Já o leilão judicial parte sempre de algum processo em que o juiz determina a venda de certo bem com o objetivo de quitar a dívida do devedor. Esse processo pode correr nas esferas municipal, estadual ou federal e está, na maior parte das vezes, relacionado com ações criminais, fiscais, ações de execução trabalhistas e dívidas. A modalidade é muito comum para imóveis e automóveis e costuma ser uma oportunidade para aquisição com preço bem abaixo do mercado. 

Outra modalidade é o site de leilões de centavos, onde os usuários participam dando lances, que devem ser previamente adquiridos no site em questão. Normalmente eles são comercializados em pacotes. A cada lance, o preço do produto aumenta 1 centavo. Quando um último participante der um lance e ninguém mais der, este será o vencedor, que ainda terá que pagar o valor do arremate para levar o produto, o que normalmente não passa de poucos reais.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - 'Destino da Terra e causas das misérias humanas'

“Admira-se de encontrar sobre a Terra tanta maldade e más paixões, tantas misérias e enfermidades de toda a sorte, concluindo-se quão deplorável é a espécie...

 
 
 
 
Sitevip Internet