Notícias / Esportes

21/01/20 às 12:56

O que é o Arvorismo e os melhores lugares para a prática no Brasil

Conheça mais sobre esse esporte que oferece a oportunidade de curtir a natureza pelo alto.

Ricardo Prates Morais

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Imagine caminhar entre plataformas montadas no alto das copas das árvores, passando por percursos onde diferentes tipos de obstáculos tornam a jornada cheia de emoção e adrenalina. Esse é o arvorismo, esporte que dá aos praticantes que gostam de atividades físicas ao ar livre, a oportunidade de curtir a natureza bem de perto e pelo alto.
 
Criado em 1980 na Costa Rica, o arvorismo foi inventado por biólogos, que, pesquisando a fauna e a flora do região, precisaram arrumar uma maneira de passar entre um galho e outro sem ter que subir e descer das árvores constantemente. Foi apenas na década seguinte que a prática de andar por plataformas suspensas entre as árvores ganhou o status de esporte, começando na França e na Nova Zelândia e conquistando adeptos pelo mundo todo.
 
Hoje em dia, existem duas diferentes categorias de arvorismo esportivo, para todos os gostos e idades. Os mais aventureiros, por exemplo, podem apostar no arvorismo acrobático, no qual o praticante tem que atravessar obstáculos utilizando técnicas como o rapel ou tirolesas. Na medida em que se avança pelo trajeto, onde os suportes para os pés são móveis, a dificuldade vai aumentando. Tudo isso em alturas que podem chegar a mais de 20 metros. Na modalidade acrobática são necessários equipamentos como cabo de aço, cadeirinha, roldanas, luvas e capacete para garantir a segurança.
 
Já quem está iniciando no esporte e não tem costume de fazer atividades que exigem bastante esforço físico, inclusive idosos e crianças, podem experimentar o arvorismo contemplativo. Nessa categoria, o objetivo principal é observar de perto a natureza e encontrar animais silvestres pelo caminho. Aqui, os equipamentos de segurança podem ser dispensados, pois o percurso é preparado com plataformas mais largas e proteções laterais, o que torna a atividade mais fácil.
 
No Brasil, o primeiro circuito de arvorismo foi inaugurado no ano de 2001 em Brotas, cidade no interior de São Paulo, distante 250 quilômetros da capital. Mas atualmente há diversas opções de destino para quem deseja praticar o arvorismo. Conheça  algumas delas.
 
Brotas - SP
 
O Parque Poção, na cidade de Brotas, foi o primeiro circuito de arvorismo brasileiro e apenas um dos locais que oferecem espaços para a prática do esporte na cidade.
 
Ao chegar lá, existe a possibilidade de realização de treinamento prévio, em uma trilha com um metro de altura, para ter um primeiro contato com o esporte. O circuito principal conta com 40 obstáculos diferentes, envolvendo três tirolesas, e é indicado para todos os gostos, níveis e estilos. Além disso, no parque há a opção de arvorismo kids, destinado às crianças.
 
Em Brotas há ainda o Recanto das Cachoeiras, um enorme parque de 120 mil hectares repleto de belezas naturais. O local apresenta um circuito de 13 obstáculos,  como travessia de corda, rede horizontal, ponte mediada, rede vertical, escada marujo, entre outros, além de uma tirolesa de 250 metros.
 
Bonito - MS
 
Na cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, além de entrar em contato com rios, lagos e cachoeiras de águas cristalinas, o turista ainda pode se aventurar nas diversas opções de arvorismo que a região oferece.
 
O circuito Arvorismo Cabanas em Bonito é um passeio de 800 metros com 18 obstáculos e duas tirolesas, sendo uma aquática, com alturas que variam de 3 a 15 metros. A caminhada começa fácil e a dificuldade vai aumentando na medida em que se avança pelo circuito. Após a atividade, os visitantes podem se banhar na cachoeira do rio Formoso, um dos mais bonitos da região.
 
Em Bonito, há também o circuito Arvorismo Ybirá Pe, sítio que foi o primeiro lugar a oferecer a prática do arvorismo no estado do Mato Grosso do Sul, sendo um dos melhores destinos para fazer o esporte. Nesse passeio é possível andar em plataformas colocadas em árvores de até 20 metros de altura, de onde se vê as margens do Rio Formoso. O deslocamento é feito por entre as copas de árvores nativas através de travessias em cabo de aço, madeira, bambu e corda.
 
Venda Nova do Imigrante - ES
O Espírito Santo tem o maior circuito de arvorismo de toda a América do Sul, o Parque Selva Sassiri, localizado na região das montanhas capixabas, na cidade de Venda Nova do Imigrante. O espaço apresenta 1,5km de extensão e 194 obstáculos em 3 andares diferentes entre 3 e 18 metros de altura. O percurso pode ser percorrido em aproximadamente duas horas.
 
O Parque Selva Sassiri também oferece um percurso de arvorismo desenvolvido especialmente para crianças a partir de quatro anos.
 
Foz do Iguaçu - PR
 
No Parque Nacional do Iguaçu, onde está localizada uma das sete maravilhas naturais, as Cataratas do Iguaçu, também é possível fazer arvorismo.
 
As atividades são divididas em quatro categorias. A Elementos Baixos é indicada para crianças e é constituída por 11 brinquedos feitos com troncos de eucalipto, cabos de aço e cordas a 50 centímetros do solo. Já o passeio Elementos Altos consiste em 12 brinquedos que começam com cinco metros de altura e terminam com oito metros, distribuídos em um circuito no meio da mata.
 
No Pulo do Gato, o turista percorre obstáculos surpresa que chegam a 11 metros de altura. A Escalada Artificial, por sua vez, é feita em um paredão com garras artificiais que simulam rochas naturais. Nessa atividade há várias rotas possíveis, sendo que algumas delas podem levar o praticante a até sete metros de altura.

Por agência emarket

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet