Notícias / Assembleia Legislativa MT

20/01/20 às 23:41 / Atualizada: 20/01/20 às 23:52

Dr. Eugênio comemora UTI Aérea que vai atender pacientes de urgência e emergência

Assessoria

com redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Dr. Eugênio comemora UTI Aérea que vai atender pacientes de urgência e emergência

A partir de fevereiro começa a operar a primeira UTI aérea de Mato Grosso, ao todo serão duas aeronaves.

Foto: Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (20), o deputado estadual e membro titular da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso Dr. Eugênio (PSB) comemorou a informação dada por meio das redes sociais do secretário de estado de saúde, Gilberto Figueiredo, de que em fevereiro começa a ser operada a primeira UTI (unidade de Tratamento Intensivo) aérea de urgência e emergência em MT. “Uma cobrança minha e de todos os deputados que fazem parte da comissão. O Araguaia e o Mato Grosso todo merecem uma saúde com qualidade. Além de trazer economia para o estado, a UTI aérea vai beneficiar e ajudar a salvar milhares de vidas”, explicou o parlamentar.

O secretario de estado, fez o seguinte post, “…Um dos aviões, modelo Chayenne II XL, já começa a operar em fevereiro. Com o incremento, o Governo de Mato Grosso deve economizar inicialmente cerca de R$ 5 milhões ao ano com transporte de pacientes de urgência e emergência. Hoje este serviço é feito, exclusivamente, por uma empresa terceirizada. O segundo avião passará por manutenção e instalação dos equipamentos médicos e, posteriormente, já estará apto para o transporte de pacientes do interior do Estado para a Capital…”, mencionou Gilberto.

As duas aeronaves serão incorporadas pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), unidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Uma das aeronaves foi adquirida nos Estados Unidos da América, tem capacidade para seis passageiros e autonomia de seis horas e 30 minutos de voo. A aquisição da primeira aeronave e a adequação da segunda custaram R$3,8 milhões e o valor foi viabilizado pelo Ministério Publico Estadual (Mpe) e o poder judiciário por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (Tac). Ainda de acordo com o secretário, haverá uma redução de cerca de 30 a 40%, dos custos, antes realizada por empresa terceirizada. O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes em entrevista declarou estar entusiasmado com a conquista, “Todos somos servidores e estamos aqui para servir ao público. Temos a prova de que quando nos unimos, conseguimos atingir este objetivo principal de atender à população, que agora terá uma UTI aérea”, disse.

O deputado Dr. Eugênio além de membro da Comissão de Saúde e médico, tem desempenhado um forte trabalho e realizado diversas ações na área, em todo o Mato Grosso, principalmente na região do Araguaia, sua base.

A Comissão – São membros titulares os seguintes deputados estaduais: Paulo Araújo (presidente), Dr, Gimenez, Dr. João e Lúdio Cabral.

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luis Gonzaza Domingues, em 22/01/20 às 09:53

    A primeira pessoa a propor uma UTI área para região do Araguaia, principalmente para o Consórcio de Saúde de Água Boa foi a minha pessoa em uma das conferências realizadas na Igreja Católica do Bairro Guarujá. Na época o Secretário de Saúde era o senhor Lucio irmão para professora Maria Helena. Durante a referida Conferência de Saúde fiz cinco propostas, entre elas, UTI Área, UPA, ampliar o hospital regional(aumentando o mesmo no sentido vertical) com o objetivo de oferecer mais serviços especializados, criar uma Universidade regular para trazer cursos na área da saúde e realizar concurso para efetivar os profissionais da saúde.

 
 
 
Sitevip Internet