Notícias / Nacional

20/01/20 às 08:52

Maior usina solar da América do Sul inicia operação no Piauí

A Enel Green Power inciou a operação da seção de 475 MW da planta solar São Gonçalo, localizada em São Gonçalo do Gurguéia.

Agência Canal Energia/via Piauí Hoje

com redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Maior usina solar da América do Sul inicia operação no Piauí

Foto: Reprodução Piauí Hoje

A empresa Enel Green Power já inciou a operação da seção de 475 MW da planta solar São Gonçalo, localizada em São Gonçalo do Gurguéia, no Sul do Piauí. A informação foi divulgada pela própria empresa nessa segunda-feira (13), que ressalta que a conexão da usina ( a maior planta solar da América do Sul) à rede ocorreu um ano antes do prazo definido pelas regras do leilão público A-4 de 2017, organizado pelo Governo Federal por meio da agência reguladora do setor elétrico (ANEEL).

O investimento da Enel em São Gonçalo é de R$ 1,4 bilhão, o que o equivale a aproximadamente 390 milhões de dólares.  São Gonçalo é a primeira planta da Enel no Brasil a usar módulos solares bifaciais, que captam energia de ambos os lados dos painéis, com expectativa de aumento de até 18% na geração de energia.  Quando estiver em pleno funcionamento, a seção de 475 MW da planta será capaz de gerar mais de 1.200 GWh por ano, a estimativa é de evitar a emissão de mais de 600.000 toneladas de CO2 na atmosfera. 

A empresa informou que dos 475 MW da capacidade instalada, 265 MW são apoiados por contratos de 20 anos de fornecimento de energia para o mercado regulado. Os 210 MW restantes vão gerar energia para o mercado livre. Ainda no mês de agosto de 2019, a Enel anunciou o início da construção da expansão de 133 MW do parque solar São Gonçalo, na qual está investindo cerca de R$ 422 milhões e que está baseada em contratos no ACL. 

Já a  expansão, que aumenta a capacidade total de São Gonçalo para 608 MW, deve iniciar as operações em 2020. Quando estiver em plena operação, a planta inteira, de 608 MW será capaz de gerar mais de 1.500 GWh anualmente.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Coronavírus. Fé. Deus é Justo!

Deixamos de direcionar nossas metas de evolução e crescimento no âmbito da moral, e pior ainda, nos preocupamos com coisas materiais que não nos levam a nada, a não ser nos dar prazer e encantamentos, exaltando...

 
 
 
 
Sitevip Internet