Notícias / Meio Ambiente

13/01/20 às 21:17

Rede de Sementes do Xingu realiza os primeiros plantios na região

Tatiane Ribeiro, ARSX

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Rede de Sementes do Xingu realiza os primeiros plantios na região

Organização participará da DINETEC 2020 para mostrar a técnica da “muvuca” aos produtores rurais

Foto: Assessoria

Para além de fornecer sementes nativas para os plantios, a Associação Rede de Sementes do Xingu (ARSX) inicia a implantação de áreas de restauração florestal. O trabalho, antes realizado por parceiros, como o Instituto Socioambiental (ISA), passará a integrar a estratégia de ampliação da rede dentro da cadeia de restauração florestal.

O primeiro plantio foi realizado em uma propriedade rural do município de Rondonópolis (Mato Grosso). Na fazenda com cerca de 1500 hectares, onde a principal atividade é a pecuária, o técnico da ARSX, João Carlos Mendes Pereira, junto com engenheiro florestal Lucas Alencar da Silva Nogueira, da Geo Florestal MT, e o técnico Guilherme Pompiano, do  ISA, fizeram o plantio da muvuca, técnica que utiliza um mix de sementes para reflorestar áreas degradadas. Foram utilizados ao todo 88 quilos de 67 espécies diferentes em um hectare da propriedade.
 
Plantio de 1500 hectares no município de Rondonópolis (MT) foi um dos primeiros da ARSX. Foto: Divulgação

“Os técnicos da rede e o do ISA demonstraram total conhecimento do assunto o que aumenta nossas expectativas de sucesso na área, além de aprofundar o nosso conhecimento sobre a muvuca”, explicou Lucas. “Em pouco mais de uma semana já foi possível observar o desenvolvimento das sementes de feijão (os adubos verdes) semeados juntamente com as nativas. O que a gente espera é que após esse processo possamos encontrar uma alta diversidade de espécies nativas, e que essa restauração consiga se aproximar da estrutura, diversidade, função ecológica e dinâmica do ecossistema que originalmente existia no local”, afirma Lucas.
 

Muvuca utilizada foi de 88 quilos, com sementes nativas de 67 espécies diferentes. Foto: Divulgação
 
O engenheiro teve contato com o trabalho da rede a partir da expedição realizada em 2018, no Mato Grosso, onde mais de 100 técnicos e pesquisadores puderam conhecer de perto o trabalho dos coletores e o plantio nas propriedades. “A ideia também é mostrar aos demais produtores rurais e profissionais das áreas afins que podem sim, confiar na técnica da muvuca”, indica.

“Para a rede, além de demonstrar a eficiência dessa técnica de restauração de baixo custo aos produtores e ser um novo caminho de entrada de recursos financeiros, é o início da abertura de um leque de possibilidades para trabalhar a muvuca  também no âmbito interno da associação, por meio da formação de restauradores, de áreas implantadas nos grupos de coleta, entre outras”, explica João Carlos Mendes Pereira, técnico em restauração florestal da ARSX.

 
Rede participará da DINETEC 2020 para mostrar a técnica aos produtores rurais da região. Foto: Divulgação
 
Para 2020, o objetivo é aproximar produtores rurais do trabalho da rede, apresentando a muvuca como possibilidade de solução para a adequação ambiental das propriedades por meio do diálogo e de experimentos. O primeiro passo para a isso é a participação na DINETEC, Dia de Negócios e Tecnologia, que acontecerá dos dias 15 a 17 de janeiro, em Canarana, no Mato Grosso. Além disso, a associação irá implementar 6,5 hectares  de plantios de muvuca, em áreas localizadas em assentamentos rurais, terra indígena e uma área públicas municipais.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet