Notícias / Justiça

08/11/15 às 21:32

ROTINA NO CÁRCERE: Presos ilustres vivem sem conforto no CCC de Cuiabá

Diário de Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Apesar de terem passado os últimos anos como os homens mais poderosos do Estado, o ex-governador Silval Barbosa (PMDB), o ex-deputado José Riva (PSD), Pedro Nadaf e Marcel de Cursi –– o segundo na lista ex-presidente da Assembleia Legislativa por 20 anos consecutivos e os dois últimos ex-secretários de Fazenda -- são hoje forçados a obedecer uma rotina rígida, sobre a qual não têm poder algum de mudar. No Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), unidade do sistema prisional mato-grossense e brasileiro, localizado no bairro Bela Vista, os quatro estão cada um em uma cela especial destinada a quem tem diploma de nível superior, conforme manda a legislação brasileira.

Trancados em uma cela com pouco mais de 3x3 metros, têm uma pequena cama de concreto, um colchão fino e um vaso sanitário. Todos eles são obrigados a acordar por volta das 6h30, tomar banho, calçar seus chinelos. a vestir suas calças cinza e blusas cor de laranja, fornecidos pelo estado, para só então entrar na fila do refeitório onde será servido o café da manhã.

Comerão o que lhes for servido: normalmente, pão com margarina, café ou chá. Comem e voltam pras respectivas celas.

Lá, podem ler um livro e ter a liberdade de, talvez, pensar no que fizeram ou no que melhor lhes aprouver. Mas essa é a única liberdade garantida. 

Logo será hora do almoço, que também tem horário rígido para ser servido e o qual, obviamente, eles são obrigados a cumprir. “Há uma rotina diária comum a todos. Claro que há lugares onde é mais difícil implantar essa rotina, normalmente nas unidades mais superlotadas, mas não é o caso do lugar onde estão os citados, nesses, há horário pra tudo: acordar, comer, tomar banho de sol, lanchar, jantar e dormir”, informou a Comunicação da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). 

Entre os quatro ex-poderosos, José Riva foi o último a ser preso desta vez (ele já havia sido preso e solto outras duas vezes), por agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), no começo da noite de 13 de outubro, enquanto comprava remédios na farmácia Drogasil da Avenida Lavapés, no Goiabeiras, bairro central de Cuiabá. Diferentemente do que chegou a ser aventado nas ruas, o patrimônio pessoal de um detento não dá a ele regalias diferenciadas diárias quando o assunto é alimentação. “Eles só podem comer algo diferenciado, levado pela família, nas visitas. Pratos mais elaborados, só aos domingos e essa comida deve ser embalada segundo regras também muito rígidas e seguidas por todos”, continuou a comunicação. 

O motivo do cárcere do ex-governador Silval Barbosa e dos ex-secretários de Estado, Pedro Nadaf e Marcel de Cursi é a operação de nome mais curioso de todas: Sodoma, da Polícia Civil, em setembro passado. Assim como Riva, os mandados de prisão deles foram expedidos pela juíza Selma Arruda, da Sétima Vara de Execuções Penais. 

Todos são acusados de montar um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro, por meio de cobrança de propina para a concessão de incentivos fiscais pelo Prodeic (Programa de Desenvolvimento Econômico e Industrial de Mato Grosso) em cifras que excedem a dezena de milhões de reais. O mesmo para Riva, em seus muitos processos. 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet