Notícias / Luto

09/01/20 às 14:16 / Atualizada: 09/01/20 às 14:29

Imbuia (SC) - Corpo de prefeito morto a tiros é velado

G1 SC

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Imbuia (SC) - Corpo de prefeito morto a tiros é velado

Foto: Divulgação

O corpo do prefeito João Schwambach (MDB), de 59 anos, é velado na manhã desta quinta-feira (9) no Salão Paroquial da Igreja Matriz, em Imbuia, no Vale do Itajaí.

Schwambach foi assassinado a tiros próximo ao prédio da prefeitura municipal na tarde de quarta-feira. O velório ocorre até as 16h. Depois, haverá uma celebração de corpo presente na Igreja Evangélica de Samambaia.
 
A administração decretou luto oficial de três dias no município. As repartições públicas municipais de Imbuia vão estar fechadas nesta quinta.
 
Trajetória

João Schwambach foi vereador por dois mandatos, vice-prefeito duas vezes no município e estava em seu primeiro mandato como prefeito pelo MDB.

Ele deixa esposa e seis filhos, entre eles quatro mulheres e dois homens.

Suspeito segue internado

Segundo a polícia, o principal suspeito pelo crime é um homem que está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul.

De acordo com o delegado regional Valério Farias, as primeiras informações apuradas apontam que ele teria tentado tirar a própria vida após atirar contra o prefeito, mas foi socorrido pelo filho.

De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, ele deu entrada na unidade por volta das 22h de quarta-feira, após ter sido transferido do Hospital Bom Jesus de Ituporanga, para onde foi levado inicialmente. O estado de saúde não foi informado.

Vice-prefeito assume

O secretário de Administração de Imbuia, Neri Fermino, afirma que chegou a ouvir um barulho semelhante a tiros quando saía da Prefeitura. Ele recebeu a ligação informando a morte do prefeito cerca de 40 minutos depois.

"Naquele momento, a comunidade e as pessoas que estavam aqui não sabiam ainda do disparo. Achavam que [o prefeito] havia infartado ou algo nesse sentido. Conversando com alguém ali, alguém comentou 'olha, falaram que parece que atiraram no prefeito' e eu disse 'então é verdade, porque eu escutei dois estampidos'. Nós fomos para as câmeras e detectamos o ocorrido", contou.
Conforme Fermino, os secretários devem se reunir nesta quinta com o vice-prefeito do município, Amilton Machado. "Com muito empenho, a gente vai dar continuidade aos objetivos que ele tinha", disse.

Câmeras de monitoramento

O crime ocorreu por volta das 17h. Imagens de câmeras de monitoramento do prédio mostram quando um carro para ao lado da caminhonete do prefeito.

No intervalo de cinco minutos, Schwambach sai do prédio e caminha até o estacionamento da prefeitura em direção à caminhonete. Ao se aproximar do próprio veículo, ele vira em direção ao carro parado. Depois, corre para a lateral do prédio, com um ferimento na região do tórax, e acaba caindo no chão.

Até as 11h30 desta quinta-feira, não havia informações sobre a motivação do crime. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Imbuia.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet