Notícias / Meio Ambiente

09/01/20 às 07:45 / Atualizada: 09/01/20 às 07:56

Lago Serra da Mesa em Goiás atinge nível crítico e faz aparecer ponte que ficava submersa

Reservatório está com apenas 9% da capacidade. Nível baixo tem afetado turismo e comércio na região.

Lis Lopes e Ana Paula Moreira, G1 GO e TV Anhanguera

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Lago Serra da Mesa em Goiás atinge nível crítico e faz aparecer ponte que ficava submersa

Antiga ponte do Lago Serra da Mesa, que ficou submersa por anos, voltou a ser vista durante seca na região, em Goiás

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O Lago Serra da Mesa, no norte de Goiás, atingiu um dos níveis mais críticos dos últimos anos. Com a seca na região, a antiga ponte do lago, que antes ficava submersa pela água, agora pode ser vista completamente. O reservatório, considerado o maior em volume de água da América Latina, está com apenas 9% da capacidade, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).


 
Atualmente, é possível ver os galhos de árvores para fora da água do lago, o que demonstra como o nível do reservatório está baixo. Além de afetar a produção de energia, a seca tem causado prejuízos aos comerciantes locais.
 
“Com o lago seco é diferente, porque não tem gente para a gente trabalhar, o turista não vem mais. Quando era cheio era divertido, era muita gente de fora que vinha pescar, dava muito emprego”, afirmou o comerciante Josefa Matos.
 
O engenheiro Ricardo Garcia, que tem o costume de frequentar o lago nas férias, estranhou a diferença do movimento no local no início deste ano.
 
“Aqui era totalmente cheio de água e o movimento daqui era bem forte”, comentou.
 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Coronavírus. Fé. Deus é Justo!

Deixamos de direcionar nossas metas de evolução e crescimento no âmbito da moral, e pior ainda, nos preocupamos com coisas materiais que não nos levam a nada, a não ser nos dar prazer e encantamentos, exaltando...

 
 
 
 
Sitevip Internet