Notícias / Meio Ambiente

08/01/20 às 09:10

No TO, rio Araguaia terá berçário para filhotes de tartaruga

EBC

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
No TO, rio Araguaia terá berçário para filhotes de tartaruga

Foto: Governo do Tocantins

Filhotes de tartaruga terão berçário às margens do rio Araguaia, em Tocantins, ainda este ano.
 
O projeto Quelônios de Araguaína prevê para o segundo semestre a construção do espaço no povoado de Garimpinho, com 17 ilhas.
 
De acordo com a Prefeitura de Araguaína, tracajás e tartarugas da Amazônia são as espécies já identificadas no Garimpinho.
 
O berçário vai proteger e permitir que os filhotes desenvolvam resistência antes da soltura no meio natural.
 
Depois de pôr os ovos, a tartaruga os cobre e vai embora. Quando os ovos eclodem, outros animais são atraídos pelo cheiro do umbigo dos filhotes. O homem também aparece entre os predadores que destroem ninhos e comercializam os quelônios.
 
Os técnicos municipais do Meio Ambiente estarão presentes no local durante todo o período de nascimento dos quelônios, entre agosto e dezembro.
 
Eles vão recolher os filhotes que ficarão no berçário até a cicatrização do umbigo e o desenvolvimento dos cascos.
 
Segundo a prefeitura, o projeto prevê a participação de voluntários, como moradores da região, estudantes e pesquisadores.
 
No final de dezembro o Ibama divulgou que as medidas protetivas adotadas pelo Programa Federal Quelônios da Amazônia vêm mantendo a tartaruga-da-amazônia e o tracajá fora da lista de animais brasileiros em risco de extinção.
 
O Ibama estima que, em 40 anos, mais de 80 milhões de filhotes de quelônios amazônicos foram protegidos de fatores como a exploração econômica predatória e a destruição de habitat.
 
O Programa Quelônios da Amazônia está presente em oito estados: Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Rondônia e Roraima.
 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Coronavírus. Fé. Deus é Justo!

Deixamos de direcionar nossas metas de evolução e crescimento no âmbito da moral, e pior ainda, nos preocupamos com coisas materiais que não nos levam a nada, a não ser nos dar prazer e encantamentos, exaltando...

 
 
 
 
Sitevip Internet