Notícias / Policial

08/01/20 às 06:51

Crime organizado entra no contrabando de defensivos

Produtos estão vindo ilegalmente do Paraguai

Agrolink -Leonardo Gottems

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Crime organizado entra no contrabando de defensivos

Foto: inPEV Por:

Um crescente mercado negro de pesticidas ameaça o agronegócio no Brasil, que precisa combater grandes roubos de carga locais e reprimir produtos agrícolas contrabandeados do Paraguai. Apenas no último mês de Dezembro, 22 toneladas de agroquímicos roubados foram apreendidas em duas operações da Polícia Militar nos estados de Goiás e Tocantins, com cargas avaliadas em cerca de US$ 1,5 milhão. 

Embora não tenham sido realizadas prisões, os relatórios mostram que os maiores grupos do crime organizado no Brasil, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho, entraram no comércio ilegal de pesticidas. Em novembro, a rede britânica BBC informou que membros dessas facções invadiram fazendas para roubar estoques de defensivos agrícolas - usando até mesmo drones para localizar os produtos agrícolas. 
 
Os pesticidas também são cada vez mais contrabandeados do vizinho Paraguai, onde a regulamentação desses produtos são significativamente menos rígidos. Quatro toneladas de pesticidas foram apreendidas em outubro no Mato Grosso do Sul, após atravessar a fronteira.
 
Um relatório de junho de 2019 do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social das Fronteiras (IDESF) estimou que 20% dos pesticidas vendidos no Brasil eram de origem ilegal, a um custo anual de R$ 8,8 bilhões (cerca de US $ 2,1 bilhões). “O contrabando de pesticidas está crescendo no país à medida que a agricultura brasileira cresce ... Esse contrabando se tornou uma grande preocupação, pois não é mais um mercado pequeno, mas uma grande economia controlada por quadrilhas especializadas”, o diretor do IDESF, Luciano Stremel Barros, disse ao Senado Federal em setembro. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet