Notícias / Curiosidades

02/01/20 às 13:17

Homem guarda rocha por anos esperando conter ouro, mas continha algo muito mais raro

Por Natasha Romanzoti, hypescience.com

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Homem guarda rocha por anos esperando conter ouro, mas continha algo muito mais raro

Foto: Divulgação

Depois de guardar uma rocha por anos esperando encontrar ouro dentro dela, o australiano David Hole finalmente descobriu que tinha algo muito mais raro em mãos: um meteorito de 4,6 bilhões de anos.

Descoberta

Hole descobriu o objeto em 2015.

Ele tinha um bom motivo para pensar que a rocha continha ouro: ela foi encontrada utilizando um detector de metal no Maryborough Regional Park, um parque próximo à Melbourne, na Austrália, parte da região de Goldfields na qual ocorreu a corrida do ouro australiana no século XIX.

De volta para casa, Hole tentou de tudo para abri-la: uma serra, uma rebarbadora, uma broca, uma marreta e até mesmo um banho de ácido.

Anos se passaram. Sem obter sucesso, mas ainda intrigado, Hole decidiu levar a pedra ao Museu de Melbourne. Foi quando o geólogo Dermot Henry, surpreso, confirmou que se tratava de um meteorito bastante raro.
 

Condrito

Descobrir uma rocha dessas é certamente muito mais difícil do que encontrar uma pepita de ouro. Em 37 anos trabalhando no museu e examinando milhares de rochas, Henry disse que somente duas vezes pode confirmar a presença de um meteorito, sendo o de Hole um deles.

A rocha tem 17 kg. Henry utilizou uma serra específica para cortar diamantes a fim de “fatiá-la” e examinar sua composição. Uma vez que possui uma alta porcentagem de ferro, foi classificada como um condrito.
 

Não é fácil saber exatamente de onde veio esse meteorito, mas é provável que tenha sido lançado do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.

Antigamente, o sistema solar era uma “pilha” giratória de poeira e rochas de condritos, que a gravidade reuniu nesse cinturão. Colisões podem arremessar pedaços dessas rochas em direção a planetas como a Terra.

Um pedaço do universo

Uma análise por datação de carbono indicou que o meteorito tem estado na Terra há 100 a 1.000 anos. Novos exames podem revelar coisas muito mais interessantes, contudo.
“Os meteoritos fornecem a opção mais barata de exploração espacial. Eles nos transportam de volta no tempo, oferecendo pistas sobre a idade, formação e química de nosso sistema solar (incluindo a Terra)”, afirmou Henry ao Science Alert.

De fato, meteoritos podem conter poeira estelar com pistas sobre a formação e evolução de elementos da tabela periódica, ou moléculas orgânicas como aminoácidos que oferecem insights importantes sobre os blocos de construção da vida.

Meteorito de Maryborough

O meteorito de Maryborough agora chama o Museu de Melbourne de casa.

Ele é apenas o 17º descoberto no estado australiano de Victoria, e a segunda maior rocha condrítica já encontrada, atrás apenas de um meteorito de 55 kg identificado em 2003.

“Olhando para a cadeia de eventos, é bastante ‘astronômico’ que tenha sido descoberto”, disse Henry.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet