Notícias / Empresas

23/12/19 às 18:53

Sicredi é uma das 'Melhores Empresas para Começar a Carreira'

Instituição financeira cooperativa, que já é uma das “Melhores Empresas para Trabalhar”, conquistou a 25ª posição entre as “Melhores Empresas para Começar a Carreira”, do anuário da Você S/A

ÍconePress Assessoria de Imprensa

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Sicredi é uma das 'Melhores Empresas para Começar a Carreira'

Maria Emília começou como jovem aprendiz, foi estagiária e agora efetivada

Foto: Assessoria

Pelo 3º ano consecutivo, o Sicredi foi reconhecido como uma das "Melhores Empresas para Começar a Carreira". A pesquisa, realizada pela revista Você S/A em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), contempla as companhias que oferecem os melhores programas para quem está começando no mercado de trabalho. 

Na edição deste ano, a instituição figurou em 25º lugar entre as 45 empresas listadas no ranking. O Índice de Felicidade no Trabalho do Jovem (IFT) do Sicredi, principal indicador da classificação, foi de 78,8. Já no Índice de Qualidade de Ambiente de Trabalho para o Jovem (IQAT), baseado no questionário de satisfação preenchido por jovens colaboradores e estagiários de até 26 anos de idade, a nota do Sicredi foi 89,7.

O ranking da Você S/A apresenta também o Índice de Qualidade de Gestão de Pessoas para o Jovem (IQGP), de acordo com a avaliação do que a empresa oferece. Neste caso, o Sicredi alcançou 58,5 pontos. Entre os fatores positivos apontados pelos jovens colaboradores e estagiários que participaram da pesquisa, se destaca a flexibilidade de horários, que permite aos funcionários estudantes administrarem melhor compromissos fora do trabalho e estudos.

"O guia da Você S/A traz, para nós, o reconhecimento de nossas práticas de gestão de pessoas. No Sicredi, valorizamos o papel dos mais de 28 mil colaboradores e queremos estar cada vez mais próximos do público jovem. No cooperativismo de crédito, de maneira geral, temos o desafio de aproximar esse público do segmento e, por isso, a presença dele em nosso ambiente de trabalho é importante para que possamos entender melhor as necessidades desta e das próximas gerações”, afirma Rodrigo Wegener, superintendente de Gestão de Pessoas da Confederação Sicredi.

A publicação destaca que as características cooperativas do Sicredi são motivo de orgulho para os jovens. Um dos diferenciais apontados por eles no estudo é o fato de que parte do resultado financeiro da instituição é revertida para apoio a projetos locais que beneficiem a população da região onde a instituição atua. Outro ponto destacado pelos jovens é o plano de carreira, que leva em conta cada passo do desenvolvimento dos recém-profissionais.

Cleiton Pieczkoski tem 21 anos e é assistente administrativo na sede da cooperativa Sicredi Grandes Rios, em Colíder (MT). Começou a trabalhar na cooperativa aos 16 anos, depois que a família se mudou da zona rural para a cidade. Soube na escola da abertura de uma vaga para aprendiz no Sicredi. Foi até a cooperativa e se inscreveu no processo seletivo. Passou e começou a trabalhar em março de 2015 realizando diversas atividades administrativas como malote, serviços de correios, de cartório entre outros. Um ano depois foi contratado como estagiário e no ano seguinte foi efetivado.

“Ainda quando estagiário passei a ter contato com a área de Negócios, com o produto Seguros. Depois de passar pela função de auxiliar administrativo agora estou assistente administrativo, tendo passado por quatro cadeiras até agora. E pretendo crescer mais”, diz Cleiton que em 2020 cursará o último ano de Ciências Contábeis. “O sentimento que tenho pelo Sicredi é gratidão. Por ter acreditado em mim quando eu era um garoto, sem experiência. Investiu em mim. Fiz vários cursos e tenho gestores que apoiam meu crescimento. Isso torna a rotina de trabalho mais prazerosa. Pretendo continuar estudando para crescer mais. E tem pessoas aqui dentro que me inspiram”, afirma.

Foi no Sicredi que a estudante do 2º semestre do curso de Administração, Maria Emília dos Reis Ferreira, de 18 anos, descobriu o que quer profissionalmente. Assim como Cleiton, ela começou a trabalhar na instituição financeira cooperativa como aprendiz, em uma agência em Cuiabá (Sicredi Ouro Verde MT) quando tinha 15 anos. Todos os dias ela passava em frente a uma agência e imaginava como seria trabalhar lá. Tinha uma conhecida que havia trabalhado no Sicredi e elogiava bastante. Soube de uma vaga e se candidatou. “Passei por todo o processo seletivo, incluindo entrevista com o gerente da agência. Quando ele falou que eu seria contratada, fiquei muito feliz”.

Maria Emília começou ajudando na recepção da agência Santa Rosa, onde está até hoje. “Foi nessa função que entendi realmente o que é cooperativismo e os benefícios dele na sociedade, que é ajudar as pessoas a crescerem, além da missão e o relacionamento do Sicredi junto ao associado”. Depois de seis meses na função foi para o setor administrativo, onde conheceu atividades que a cada dia a ajudaram a ter certeza da carreira que gostaria de seguir: administração. Foi contratada como estagiária e ganhou mais responsabilidades até receber a notícia de que a partir de 6 de janeiro será efetivada. Passará a atuar em uma nova função, agora no caixa. “Estou ainda mais contente e com certeza de seguir com minha faculdade, fazer pós-graduação e aproveitar as oportunidades que o Sicredi oferece”.

Para a elaboração dos índices presentes no ranking foram levados em conta indicadores como Gestão Estratégica e de Objetivos, Liderança, Reconhecimento e Recompensa, Carreira, Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa, Comunicação Interna, Participação e Autonomia, Relações Interpessoais, Processos e Organização, Saúde, Segurança e Qualidade de Vida, Sustentabilidade e Diversidade e Employer Branding.
  • Sicredi é uma das 'Melhores Empresas para Começar a Carreira'

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet