Notícias / Governo de MT

23/12/19 às 18:18

Governo do Estado assina termo de cooperação com Funasa para poços artesianos

Metamat irá realizar estudos geológicos para implantação dos poços e atender mais de 60 mil famílias

Thielli Bairros | Sedec MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Governo do Estado assina termo de cooperação com Funasa para poços artesianos

Foto: Thielli Bairros | Sedec MT

A Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) irá prestar apoio técnico para a perfuração de poços para abastecimento de água a comunidades rurais e urbanas de Mato Grosso. O Termo de Cooperação entre a empresa pública e a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) foi assinado nesta segunda-feira (23.12) na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em Cuiabá.“A Metamat mostra, desta forma, o seu papel social e a sua capacidade de se reinventar e prestar serviços. Vários municípios já estão se cadastrando no programa que, inicialmente, terá R$ 10 milhões. Conversaremos também com a Secretaria de Agricultura Familiar para ampliar o acesso das famílias mato-grossenses”, disse César Miranda, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Conforme o presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski, a cooperação faz parte das ações de investimento em pesquisa e do papel social da empresa. “São mais de 60 mil famílias sem acesso à água potável em Mato Grosso. Temos o corpo técnico de geólogos mais capacitado do Estado e eles atuarão no projeto que iniciará em fevereiro de 2020”, informou.

Boraczynski ressaltou que as prefeituras que se interessarem no projeto devem se enquadrar em pré-requisitos como uma contrapartida da etapa útil, que significa a instalação de bomba, reservatório, ligação domiciliar e cercamento da área.

“Para auxiliar as prefeituras que não têm condições financeiras desta contrapartida, iremos buscar apoio da bancada federal de Mato Grosso a partir do próximo ano”, frisou o presidente da Metamat.

O superintendente da Funasa, Francisco Holanildo, lembrou que a missão faz parte da missão da Fundação atender estas comunidades com estes poços artesianos. “A parceria vem fortalecer isso e buscamos a qualidade na perfuração com o corpo técnico da Metamat. Atualmente, estamos verificando as demandas e qualificando para saber quem realmente precisa e iniciar por estas localidades”, explicou.

Serão beneficiados moradores de áreas rurais ou urbanas de agricultura familiar, pequenos produtores, comunidades quilombolas e ribeirinhas que atualmente não possuem acesso ideal a água potável.

De acordo com o levantamento da Metamat, em 2017 o município de Juína era o que mais tinha famílias com demanda de água potável – 6.046, seguido de Santo Antônio de Leverger, 1.967 famílias, Novo Mundo, com 1.852 famílias e Poxoréu, com 1.829 famílias.

A Metamat contribuirá para o projeto com geólogos, engenheiros civis e engenheiro de minas, com experiência e conhecimento em trabalhos de identificação e perfuração de poços tubulares. A engenheira civil da Metamat, Larice Figueiredo, explicou que as prefeituras também precisam estar em dia com documentação como posse da terra e ligação de energia elétrico no local. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet