Notícias / Notícias Gerais

06/11/15 às 12:52 / Atualizada: 06/11/15 às 13:41

Pelo 3º dia, Sem Terras bloqueiam BR-163 e prometem deixar área só com a chegada de tropa de choque

Patrícia Neves

Olhar Direto

Imprimir Enviar para um amigo
Pelo 3º dia, Sem Terras bloqueiam BR-163 e prometem deixar área só com a chegada de tropa de choque

Foto: Internauta

Pelo terceiro dia consecutivo, nesta manhã, 6, integrantes da Associação dos Pequenos Produtores Vale do Nhandu mantém a BR-163, bloqueada, no trecho entre as cidades e Santa Helena e Itauba. Segundo a coordenação, o protesto será mantido até às 18h, mas haverá um 'intervalo' de pelo menos uma hora ao longo do dia. Enquanto isso, somente ambulâncias e veículos oficiais estão autorizados a transitar.

Sem perspectiva de realização de uma reunião com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), um dos coordenadores do movimento, Cláudio da Silva, declarou ao Olhar Direto que o protesto será suspenso no fim da tarde de hoje e retomado no sábado, 7. Ele promete ainda que - sem resolução quanto ao assentamento das famílias - as interdições serão mantidas na próxima semana. Garantiu ter recebido a informação quanto ao deslocamento da tropa de choque da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para região e afirma que mediante a presença dos policiais o manifesto será suspenso, mas avisa que ele será retomado.
 
“Nosso protesto é pacífico e ordeiro. Somos mais de 600 famílias no aguardo de um solução há quatro anos. Temos a informação de que a tropa de choque da Polícia está vindo para região e não queremos conflito”, disse Cláudio.
 
Segundo ele, já existe área determinada para o assentamento das famílias em uma fazenda desapropriada, inserida na área do município de Novo Mundo, mas a burocracia não tem beneficiado aos clientes da reforma agrária.   
 
Ao Olhar Direto ele relatou que as famílias acampadas na região sofrem com constantes ameaças de ‘seguranças’ . “Os guaxebas estão sempre na região e armados”. Ainda conforme Cláudio,  foi denunciado ao Ministério Público Estadual (MPE) que um policial militar da ativa é responsável por intimidar as famílias.
 
Segundo administrador de empresas que desde as  8h da manhã, aguarda a liberação da pista, o clima é pacífico, mas alguns motoristas terminam irritados por causa da demora em seguir viagem. O administrador e um colega tenta chegar à cidade de Guarantã do Norte. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet