Notícias / Agricultura

20/12/19 às 09:58

Doação de sementes crioulas beneficia aldeias indígenas da etnia Xavante

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Doação de sementes crioulas beneficia aldeias indígenas da etnia Xavante

Foto: Divulgação

Começou esta semana a doação de sementes crioulas de milho, arroz, feijão, amendoim e gergelim para famílias indígenas da etnia Xavante, localizadas na região leste de Mato Grosso. A operação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) atende a demanda das coordenações de Ribeirão Cascalheira e Xavante, da Fundação Nacional do Índio (Funai), que ficará responsável pela entrega das sementes nas aldeias.

As sementes do tipo crioula podem ser reproduzidas e garantem a independência do abastecimento alimentar das famílias de forma sustentável ao longo do tempo. Ao todo serão distribuídos 30,7 toneladas de sementes para 354 aldeias, formadas por mais de 4,9 mil famílias xavantes. A estimativa é de que 23,9 mil indígenas sejam beneficiados.

As sementes foram adquiridas pela Conab de 28 agricultores familiares por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação envolveu recursos da ordem de mais de R$ 438 mil reais, gerando uma renda média de R$ 15,6 mil por produtor.

O PAA é um programa do governo federal voltado para o fortalecimento da agricultura familiar e o combate a fome e a pobreza. Na modalidade aquisição de sementes, fomenta o desenvolvimento da agroecologia, além de consolidar o trabalho das cooperativas que vêm se especializando em sementes crioulas e orgânicas.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Coronavírus. Fé. Deus é Justo!

Deixamos de direcionar nossas metas de evolução e crescimento no âmbito da moral, e pior ainda, nos preocupamos com coisas materiais que não nos levam a nada, a não ser nos dar prazer e encantamentos, exaltando...

 
 
 
 
Sitevip Internet