Notícias / Meio Ambiente

16/12/19 às 10:05

Cuiabá - Papai Noel verde chama a atenção para arborização no residencial Santa Terezinha

Lígia Saito

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cuiabá - Papai Noel verde chama a atenção para arborização no residencial Santa Terezinha

Foto: Alair Ribeiro

A rotina tranquila da manhã de sábado (14 de dezembro) no bairro Santa Terezinha, em Cuiabá, foi quebrada com a chegada de uma figura bastante especial, o Papai Noel Verde, que chamou a atenção dos moradores que passavam pelo local. A causa era nobre: o convite para o plantio de 200 novas mudas de árvores no bairro e a distribuição de mil mudas para o plantio em casa. A ação integra o calendário do projeto Verde Novo, desenvolvido pelo Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam).
 
A cozinheira Ilza Maria da Silva, de 53 anos, acompanhada das netas Brenda e Isabelly, estava voltando a pé do mercado quando percebeu a movimentação próxima a sua casa. “Por acaso eu vinha vindo do mercado e vi a van. Aí peguei um pé de amora para plantar na frente da minha casa, porque serve para remédio, fazer um chazinho e comer as frutinhas também”, contou. A neta Brenda, de 10 anos, garantiu que iria ajudar a avó no plantio. “É muito importante plantar, por causa da sombra, da natureza e dos animais. Eu já plantei uma árvore de acerola na frente da minha casa e agora vou ajudar minha vó a plantar essa também”, garantiu a menina.
 
Interpretado pelo sargento da Polícia Militar Ambiental Marcelo Luciano Pereira Campos, o Papai Noel Verde despertava a atenção das crianças que passavam – a pé ou de carro – pelo local e aproveitava a oportunidade para convidar os pais a pegar as mudas. “O foco é chamar a atenção das pessoas para o nosso projeto, que é fazer o plantio de mudas com objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Quando você coloca um personagem para fazer parte desse projeto, as pessoas param, dão tchau e aí a gente chama ‘vem cá, pega uma mudinha, vamos plantar, vamos ajudar o meio ambiente’. Então, é muito favorável esse personagem para chamar a atenção das pessoas”, destacou Marcelo.
 
“Só tenho a agradecer as oportunidades dadas pelo Poder Judiciário em poder fazer parte desse projeto. É uma satisfação muito grande. Espero que nos próximos a gente possa colher as bênçãos desse plantio e amenizar um pouco o calor, ter um ambiente mais bonito, com mais plantas, mais flores, com mais pássaros. É uma Cuiabá que realmente a gente quer, uma Cuiabá verde de novo”, complementou o Papai Noel Verde.
 
Um dos primeiros a pegar as mudas foi o comerciário Ataídes Vicente Teixeira Júnior, que chegou cedo ao local na companhia da esposa Andrea e do filho Kauã. “A gente ficou sabendo da ação do Verde Novo pela televisão e viemos arrecadar nossa mudinha. Gostaria que todo mundo fizesse sua contribuição e plantasse pelo menos uma árvore. Vou plantar na calçada do meu terreno e algumas no fundo, justamente para fazer sombra, ter o verde e adquirir umas frutas”, contou Ataídes, que levou pra casa mudas de pata de vaca, cupuaçu, amora, ipê, tamarindo e caju. “Às vezes as pessoas querem plantar, mas nem todos têm a disponibilidade de adquirir uma muda. Em forma de doação, fica mais prático para que todo mundo possa plantar uma arvorezinha”, assinalou.
 
Já a atendente de farmácia Elizete da Silva Barros Ramos parou o carro para aproveitar a oportunidade de levar novas mudas para casa. “A gente vê quanto desmatamento está tendo, né? A ação é fantástica. É maravilhoso todo morador poder vir, pegar uma muda, colocar no seu quintal, no canteiro, para arborizar mais. Isso já vai contribuir muito. Ajuda a deixar o bairro mais bonito também. Até para o futuro, para as crianças que estão crescendo. Dou nota 10 para o projeto, que Deus abençoe o Verde Novo!”
 
Já na quinta ação em parceria com o Verde Novo, o coordenador do grupo Desbravadores e Aventureiros, Paulo de Tarso, destacou a importância da participação de crianças e adolescentes nas ações de plantio. “Nós sabemos que a participação dos Desbravadores é fundamental pelo fato de arborizar, revitalizar áreas e nós precisamos disso. Isso proporciona ar puro, isso é vida, oxigênio. É uma iniciativa maravilhosa que esse projeto proporciona para todos nós. Então, estamos aí para contribuir nessa parceria. Essa sementinha nós plantamos com as crianças e elas começam a compartilhar com seus pais, com os amigos, com os vizinhos, com a comunidade, com a escola. Então, a gente consegue mobilizar toda a comunidade.”
 
Também presente à ação, o presidente do bairro Santa Terezinha, Márcio Neres, enfatizou a necessidade da parceria com o Juvam. “Se não tivesse o Judiciário aqui hoje, eu ainda estaria fazendo o trabalho ‘formiguinha’. Depois que eu conheci o projeto Verde Novo, isso revigorou totalmente. Essa quantidade de plantação que está sendo realizada hoje, sozinho eu jamais iria conseguir. A importância de tudo isso aqui é incalculável para a população, para a questão do meio ambiente”, avaliou.
 
O assessor de gabinete do JuvamSérgio Savioli Resende, um dos responsáveis pelo projeto Verde Novo, conta que até o final do ano terão sido plantadas ou distribuídas 70 mil mudas em Cuiabá. “Tivemos uma colaboração muito forte da população e o bairro Santa Terezinha é um exemplo disso. Além das campanhas de plantio que a gente traz para cá, o próprio presidente de bairro se mobiliza para abrir novos berços e convidar o projeto para vir. E é o que a gente espera de verdade. Aqui a gente conseguiu fazer um processo de conscientização ambiental. O que a gente espera é que os outros bairros também tomem essa mesma iniciativa”, observou.
 
“Se você estiver achando que está faltando verde no seu bairro, mande um e-mail para o projeto Verde Novo. O e-mail é verdenovo@tjmt.jus.br. Faça uma solicitação de visita, a gente vai até o seu bairro, leva uma equipe, verifica quais são as áreas verdes passíveis de arborização, faz uma campanha de conscientização, entrega muda para as pessoas fazerem o plantio no seu bairro. E é isso que vai fazer a diferença. A gente sabe que esse clima quente, com baixa umidade do ar, muita fumaça, tudo isso tem uma contribuição muito grande a partir da arborização para a gente mudar essa realidade. Então, o que a gente precisa realmente é da parceria da população. Então, abrace essa ideia, vem com a gente, vem plantar com a gente”, finalizou Sérgio.
 
  • Cuiabá - Papai Noel verde chama a atenção para arborização no residencial Santa Terezinha
  • Cuiabá - Papai Noel verde chama a atenção para arborização no residencial Santa Terezinha
  • Cuiabá - Papai Noel verde chama a atenção para arborização no residencial Santa Terezinha
  • Cuiabá - Papai Noel verde chama a atenção para arborização no residencial Santa Terezinha
  • Cuiabá - Papai Noel verde chama a atenção para arborização no residencial Santa Terezinha
  • Cuiabá - Papai Noel verde chama a atenção para arborização no residencial Santa Terezinha
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Coronavírus. Fé. Deus é Justo!

Deixamos de direcionar nossas metas de evolução e crescimento no âmbito da moral, e pior ainda, nos preocupamos com coisas materiais que não nos levam a nada, a não ser nos dar prazer e encantamentos, exaltando...

 
 
 
 
Sitevip Internet