Notícias / Meio Ambiente

15/12/19 às 21:32

Evento internacional aponta melhoramento genético como garantia de futuro para a agropecuária tropical

Ariosto Mesquita

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Evento internacional aponta melhoramento genético como garantia de futuro para a agropecuária  tropical

Parte técnica do evento reuniu especialistas e convidados de seis países no centro de eventos do Hotel Royal Palm Tower em Indaiatuba, SP

Foto: Ariosto Mesquita

Temperaturas um grau centígrado em média mais alta nos últimos anos estão exigindo o desenvolvimento urgente de novas opções de cultivares adaptadas a ambientes de alta variação térmica, em geral mais quentes e secos.  A constatação foi resultado de um debate entre especialistas durante a programação da Agri Contech, em Indaiatuba, SP (10 a 13/12/2019). O evento apontou que este caminho deve ser seguido não só pela agricultura, mas também pela pecuária de corte, de leite e outras cadeias produtivas tropicais.
 
De acordo com Jean Landivar, diretor da Agricomseeds, multinacional latino-americana produtora de sementes, a genética tem de se adaptar a uma realidade de aquecimento global. “Este é o grande desafio das atividades produtivas rurais nos trópicos”, observa. Ele cita como exemplo, o desempenho do milho em diferentes ambientes, como no Brasil, onde a produtividade dificilmente ultrapassa a casa de seis toneladas (t) por hectare (ha) enquanto a Argentina registra em torno de 8 t/ha e os EUA atingem perto de 11 t/ha.
 
Pensando neste aspecto, a empresa, com sede em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e presente em 14 países, pretende aumentar a oferta e apresentar novas cultivares de milho e sorgo, com propriedades das mais diversas, e não transgênicas. Dentre eles estão híbridos rústicos e tolerantes a estresse hídrico, grãos de maior tamanho e espigas com maior número delinhas em relação ao milho convencional. A tecnologia Leadgrain, por exemplo, já é disponível no Brasil e permite o desenvolvimento de espigas com 50% a mais de fileiras de grãos (de 16 para 24 linhas).
 
A Agri Contech, reuniu técnicos, agrônomos, zootecnistas, médicos veterinários e convidados de seis países (Brasil, Paraguai, Equador, Colômbia, Bolívia e Uruguai) e apresentou experiências de utilização da tecnologia boliviana (sorgo e milho) para diversos fins pelo Brasil. Dentre eles na oferta de volumoso para bovinocultura de corte, cobertura (palhada) para a agricultura, na melhoria da qualidade do solo, na produção de energia e até mesmo na fruticultura (estruturação de áreas para cultivo de melão). O evento também foi palco para o anú7ncio de estudos para a validação do uso do sorgo gigante boliviano (Agri 002E) para o pastejo direto de bovinos (sem a ensilagem).
 
O Agri Contech foi realizado em duas sedes. Dias 10 e 11 de dezembro em Indaiatuba, SP e dias 12 e 13 em Leme, SP, mais precisamente no Campo de Demonstração da Agricomseeds, onde ficam áreas experimentais cultivadas com dezenas de variedades de milho e sorgo. A organização é da Latina Sementes, subsidiária do grupo boliviano para os mercados brasileiro e paraguaio. 
  • Evento internacional aponta melhoramento genético como garantia de futuro para a agropecuária  tropical
  • Evento internacional aponta melhoramento genético como garantia de futuro para a agropecuária  tropical
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Jesus pode até voltar...

   “Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: – O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber...

 
 
 
 
Sitevip Internet