Notícias / Meio Ambiente

15/12/19 às 21:32

Evento internacional aponta melhoramento genético como garantia de futuro para a agropecuária tropical

Ariosto Mesquita

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Evento internacional aponta melhoramento genético como garantia de futuro para a agropecuária  tropical

Parte técnica do evento reuniu especialistas e convidados de seis países no centro de eventos do Hotel Royal Palm Tower em Indaiatuba, SP

Foto: Ariosto Mesquita

Temperaturas um grau centígrado em média mais alta nos últimos anos estão exigindo o desenvolvimento urgente de novas opções de cultivares adaptadas a ambientes de alta variação térmica, em geral mais quentes e secos.  A constatação foi resultado de um debate entre especialistas durante a programação da Agri Contech, em Indaiatuba, SP (10 a 13/12/2019). O evento apontou que este caminho deve ser seguido não só pela agricultura, mas também pela pecuária de corte, de leite e outras cadeias produtivas tropicais.
 
De acordo com Jean Landivar, diretor da Agricomseeds, multinacional latino-americana produtora de sementes, a genética tem de se adaptar a uma realidade de aquecimento global. “Este é o grande desafio das atividades produtivas rurais nos trópicos”, observa. Ele cita como exemplo, o desempenho do milho em diferentes ambientes, como no Brasil, onde a produtividade dificilmente ultrapassa a casa de seis toneladas (t) por hectare (ha) enquanto a Argentina registra em torno de 8 t/ha e os EUA atingem perto de 11 t/ha.
 
Pensando neste aspecto, a empresa, com sede em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e presente em 14 países, pretende aumentar a oferta e apresentar novas cultivares de milho e sorgo, com propriedades das mais diversas, e não transgênicas. Dentre eles estão híbridos rústicos e tolerantes a estresse hídrico, grãos de maior tamanho e espigas com maior número delinhas em relação ao milho convencional. A tecnologia Leadgrain, por exemplo, já é disponível no Brasil e permite o desenvolvimento de espigas com 50% a mais de fileiras de grãos (de 16 para 24 linhas).
 
A Agri Contech, reuniu técnicos, agrônomos, zootecnistas, médicos veterinários e convidados de seis países (Brasil, Paraguai, Equador, Colômbia, Bolívia e Uruguai) e apresentou experiências de utilização da tecnologia boliviana (sorgo e milho) para diversos fins pelo Brasil. Dentre eles na oferta de volumoso para bovinocultura de corte, cobertura (palhada) para a agricultura, na melhoria da qualidade do solo, na produção de energia e até mesmo na fruticultura (estruturação de áreas para cultivo de melão). O evento também foi palco para o anú7ncio de estudos para a validação do uso do sorgo gigante boliviano (Agri 002E) para o pastejo direto de bovinos (sem a ensilagem).
 
O Agri Contech foi realizado em duas sedes. Dias 10 e 11 de dezembro em Indaiatuba, SP e dias 12 e 13 em Leme, SP, mais precisamente no Campo de Demonstração da Agricomseeds, onde ficam áreas experimentais cultivadas com dezenas de variedades de milho e sorgo. A organização é da Latina Sementes, subsidiária do grupo boliviano para os mercados brasileiro e paraguaio. 
  • Evento internacional aponta melhoramento genético como garantia de futuro para a agropecuária  tropical
  • Evento internacional aponta melhoramento genético como garantia de futuro para a agropecuária  tropical

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet