Notícias / Agricultura

15/12/19 às 21:14

Sorgo gigante boliviano pode dobrar sua área cultivada até 2021 no Brasil

Ariosto Mesquita

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Sorgo gigante boliviano pode dobrar  sua área cultivada até 2021 no Brasil

Colheita do sorgo gigante boliviano em propriedade no sul de Goiás

Foto: Ariosto Mesquita

Ele impressiona qualquer um que o vê na lavoura. Preenche os espaços, atinge alturas superiores a cinco metros e tem alta produtividade, conseguindo ofertar mais de 100 toneladas (t) de massa verde por hectare (ha). Este é o Sorgo Agri 002E, variedade forrageira introduzida no Brasil em 2017 e mais conhecida como o sorgo gigante boliviano, em função de sua tecnologia e melhoramento genético terem origem no país vizinho. A cultivar tropical, com seus atributos e aplicações, foi o assunto principal do Agri Contech, evento internacional realizado de 10 a 13 de dezembro em Indaiatuba, SP e Leme, SP, organizado pela Latina Seeds, subsidiária para os mercados brasileiro e paraguaio do Grupo Agricomseeds, detentor de toda a tecnologia.

Com dois anos no mercado brasileiro, a variedade vem chamando a atenção de pecuaristas, agricultores e setor agroindustrial por fornecer possibilidade de três aplicações distintas: uso na alimentação animal (silagem e corte/pastejo), uso na restruturação do solo e diminuição dos impactos tropicais na cultura da soja e utilização para a geração de bioenergia. A empresa promete dobrar a oferta de sementes no mercado brasileiro e trabalha com a expectativa de ampliar a área plantada de 120 mil hectares (prevista para ciclo 2020/2021) para 250 mil hectares em 2021/2022.

O desempenho a campo da forrageira chega a impressionar. Em experimentos realizados no Paraná pela G12 Agro Consultoria, sob a coordenação do engenheiro agrônomo Igor Quirrenbach, o sorgo gigante conseguiu uma produção de 105 t/ha de massa verde quando plantado na safra de verão (ao longo de 134 dias) e de 50 t/ha na safra de inverno/safrinha (ciclo de 115 dias). “Na pecuária de corte, por exemplo, um hectare cultivado com o sorgo gigante pode alimentar até oito unidades animal (ua)/ha/ano na primeira safra e cinco ua/ha na safrinha”, garante. O ganho de peso diário (GMD), segundo ele, pode variar entre 0,5 a 1,5 kg, dependendo do nível de suplementação da dieta.

Não por acaso o sorgo ocupou boa parte da programação técnica do evento que reuniu especialistas e técnicos de seis países: Brasil, Paraguai, Equador, Colômbia, Bolívia e Uruguai.

A Agricomseeds tem sede em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) e é focada no desenvolvimento, produção e distribuição de variedades híbridas de milho e sorgo para plantio em regiões tropicais e subtropicais. De acordo com o William Sawa, diretor-executivo da Latina Seeds, a empresa está presente hoje em todos os países da América do Sul e também na África (Angola e Quênia), além de desenvolver parcerias em genética na China e nos Estados Unidos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet