Notícias / Educação

11/12/19 às 11:49

Projeto leva crianças para conhecer dia a dia na fazenda

Estudantes das escolas municipais Alcides Visione e Boa Vista, localizadas em Paranatinga

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Projeto leva crianças para conhecer dia a dia na fazenda

Foto: Assessoria

Para ensinar como são produzidos os alimentos e mostrar o dia a dia dos produtores rurais, cerca de 200 crianças de Paranatinga participaram da primeira edição do projeto “Futuro em Campo”, realizada nos dias 05 e 06 de dezembro, pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). Os pequenos, com idades entre 06 e 14 anos, visitaram a Fazenda Jatobá e conheceram um pouco de cada processo de plantio de soja e criação de bovinos.

Nos dois dias, a programação contou com a participação de estudantes das escolas municipais Alcides Visione e Boa Vista, esta segunda localizada no Distrito de Santiago do Norte.

Os alunos das escolas públicas passaram por estações de conhecimento. Primeiro os pequenos entenderam sobre o plantio de soja, desde a semeadura até a colheita. Conheceram a semente, a planta, os cuidados, e visitaram a lavoura da Fazenda Jatobá. Eles também aprenderam que a soja está presente em diversos alimentos e produtos como óleos, chocolate, suplementos alimentares e até itens de higiene pessoal.

“Gostei muito de participar, de aprender muitas coisas. Eu não sabia que tinha soja no chocolate, agora já sei e vou contar para os meus pais quando eu chegar em casa”, disse Gabriela Vitória, aluna do 9º ano da escola Alcides Visone.

Depois os pequenos adquiriram conhecimento sobre a criação de bovinos, com todas suas etapas. Visitaram os animais, aprenderam sobre alimentação, cuidados com a saúde e abate. “Eu vim aprender muita coisa, não sabia como os gados se alimentavam, não sabia como plantava a soja. Vou falar pra minha casa, ensinar minha mãe e outras pessoas de fora”, contou a estudante Analice Brandit 5º ano.

Para diretora da escola Alcides Visione, Manoela Pacheco, o projeto é uma oportunidade de aprendizado unido a pratica. Além disso, ela explica que o conhecimento adquirido pelos alunos pode despertar o desejo de serem profissionais que atuam no agronegócio brasileiro.  “Nos sentimos lisonjeados em participar. Mesmo sendo uma escola do campo não conseguimos ensinar tantas coisas sobre o campo na sala de aula. Eles podendo visitar, conhecer e aprender em um local diferente nos ajuda a plantar uma semente, despertar eles para serem profissionais no mercado de trabalho que poderão atuar no agronegócio. Acredito que saíram com uma bagagem cheia e com certeza muito felizes”, disse.

A delegada do núcleo agregado de Paranatinga e uma das proprietárias da fazenda Jatobá, Daila Dellai, disse que se sentiu feliz em iniciar o projeto na propriedade dela.  “Eles puderam aprender como produzir o alimento, como ele chega nas mesas, que vai para o mundo. Conseguimos trazer duas escolas e ensinar essas crianças que passaram em diversos setores da fazenda. Alcançamos o objetivo de plantar uma sementinha na vida deles, para que propaguem o que aprenderam para os pais, os coleguinhas, familiares”, comemorou a delegada.

A delegada coordenadora do núcleo de Primavera do Leste, Rosana Galbieri Leal, parabenizou e elogiou a iniciativa da Aprosoja Mato Grosso. “Parabéns aos proprietários da Fazenda Jatobá e a Aprosoja por esse projeto que é lindo. Momento em que a Aprosoja vem até as propriedades com as crianças, mostrar o dia a dia do produtor que alimenta esse país, além de ensinar que o alimento que está na mesa deles vem do campo”, enfatizou.

Presidente da entidade, Antonio Galvan, contou que em 2020 o projeto será ainda mais fortalecido e percorrerá diversos núcleos da Aprosoja Mato Grosso. “Esse projeto é importante, tanto na propriedade, quanto nas feiras como o que houve em Tangara da Serra. Podemos dizer que é um projeto de sucesso da Aprosoja que liga a vida urbana com a rural. E principalmente ensinar de onde sai os alimentos. Com certeza vamos tocar, com apoio dos nossos delegados e apoio dos sindicatos rurais dos municípios”, pontuou Galvan.

O projeto – “Futuro em Campo” nasceu da iniciativa do núcleo de Tangará da Serra, que levou aproximadamente 240 alunos de escolas públicas e privadas do município para conhecer o agro durante a Exposerra de 2019. Os estudantes passavam por estações de conhecimento e viram todo processo do plantio de soja e milho. “Foi um projeto que nasceu lá, agora foi para Paranatinga e a Aprosoja deu total apoio, em 2020 vai ganhar mais corpo, será um projeto da entidade que irá passar por mais núcleos”, finalizou Galvan.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet