Notícias / Agricultura

10/12/19 às 22:08

Governo promove contratação pública de insumo para distribuição a pequenos produtores do Estado

Calcário fomenta produção leiteira familiar

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Governo promove contratação pública de insumo para distribuição a pequenos produtores do Estado

Foto: Prefeitura de Juína

Consolidado líder do ranking nacional de rebanhos bovinos, gigante pela própria natureza quando o assunto é o agro, Mato Grosso ainda tem muito a crescer na produção de leite. Atualmente, o Estado ocupa a 11º posição na produção de leite e responde por 2% da produção nacional, com 684 milhões de litros em 2018, de acordo com o IBGE. A produtividade média de 3,77 litros ao dia por vaca ordenhada dá o sinal de que pecuaristas leiteiros do Estado podem e precisam avançar mais.   
 
Com o objetivo de fomentar o rendimento no setor, com atenção especial à produção familiar, o governo de Mato Grosso promove a contratação pública de calcário para distribuição a pequenos produtores de leite – que respondem pela maior parte da produção leiteira, o equivalente a 55% do que é produzido no Estado. O governo sinaliza para a intenção de compra inicial de cerca de 30 mil toneladas do insumo, beneficiando 50 mil produtores familiares em todos os 141 municípios de Mato Grosso.
 
O calcário é um aliado natural para alavancar a produção leiteira. O desgaste das pastagens é um dos principais obstáculos dos produtores para o aumento da produtividade do gado, justamente por afetar a fonte de alimento mais barata e universal para os bovinos: o pasto. 
 
Apesar dos comprovados benefícios, dados do IBGE confirmam que a maioria dos produtores negligencia práticas agronômicas como calagem, correção da fertilidade e adubação de cobertura do solo. Dos mais de 118 mil estabelecimentos agropecuários, menos de 16% utilizam calagem e menos de 22% fazem uso de adubação nas pastagens. Estima-se que mais da metade das pequenas propriedades rurais está em estágio de degradação de pastagem.

Os solos mato-grossenses são caracterizados por seus altos índices de acidez, que quando combinados com os períodos de estiagem e manejo incorreto, podem comprometer a engorda e ocasionar o aparecimento de pragas e doenças, afetando a saúde do gado e, consequentemente, a produção leiteira. A utilização do calcário - calagem - proporciona boa resposta nas pastagens. Além de favorecer o desenvolvimento e reforçar a utilização dos nutrientes do solo, garante a manutenção da adubação, fortificando o potencial produtivo de suas áreas.
 
“O apoio ao produtor familiar, a partir de políticas de fomento de insumos agrícolas, como o calcário, proporciona maior produtividade e qualidade dos produtos, bem como, maior rentabilidade ao agricultor”, destaca o governo do Estado em termo de referência para a aquisição do insumo.
 
Aquisição - A licitação para aquisição de calcário, na modalidade registro de preço, é realizada pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar. São admitidas a participação de Cooperativas de Trabalho e de empresas de micro e/ou pequeno porte, desde que possuam locais de retirada do insumo em todos os polos previamente estabelecidos, nos seguintes municípios: Água Boa, Cocalinho ou Nova Xavantina (polo 1); Paranatinga, Primavera do Leste ou  Planalto da Serra (polo 2); Alto Garças, Cuiabá ou Guiratinga (polo 3); Nobres ou Rosário Oeste (polo 4); Barra do Bugres ou Tangará da Serra (polo 5); Cáceres, Porto Estrela ou Glória D’Oeste (polo 6).
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Jesus pode até voltar...

   “Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: – O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber...

 
 
 
 
Sitevip Internet