Notícias / Nacional

09/12/19 às 12:59

Impactadas pela redução da Selic, taxas de juros das operações caem novamente

Para PF redução foi de 0,03 e PJ 0,04 ponto percentual no mês

Suzamara Bastos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Impactadas pela redução da Selic, taxas de juros das operações caem novamente

Foto: Divulgação

A Pesquisa de juros da ANEFAC, relativa a novembro de 2019, aponta para uma queda nas taxas de juros das operações. De acordo com Miguel José Ribeiro de Oliveira este resultado pode ser atribuído à redução da Taxa Básica de Juros (SELIC) promovida pelo Banco Central em sua última reunião do COPOM realizada em 30/10/2019.

Pessoa Física

Todas as linhas de crédito pesquisadas tiveram suas taxas de juros reduzidas no mês.

A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de  0,03  ponto percentual no mês (0,73 ponto percentual no ano) correspondente a uma redução de 0,46% no mês (0,64% em doze meses) passando a mesma de 6,58% ao mês (114,84% ao ano) em outubro/2019 para 6,55% ao mês (114,11% ao ano) em novembro/2019 sendo esta a menor taxa de juros desde janeiro/2015.

Pessoa Jurídica

Todas as linhas de crédito pesquisadas tiveram suas taxas de juros reduzidas no mês.

A taxa de juros média geral para pessoa jurídica apresentou uma redução  de 0,04 ponto percentual no mês (0,68 ponto percentual no ano) correspondente a uma redução de 1,23% no mês (1,45% em doze meses) passando a mesma de 3,25% ao mês (46,78% ao ano) em outubro/2019 para 3,21% ao mês (46,10% ao ano) em novembro/2019, sendo esta a menor taxa de juros desde setembro/2013.

Taxa de juros x Selic

Considerando todas as elevações e reduções da taxa básica de juros (Selic) promovidas pelo Banco Central desde março/2013, tivemos neste período (março/2013 a novembro/2019) uma redução da Selic de 2,25 ponto percentual (redução de 31,03%) de 7,25% ao ano em março/2013 para 5,00% ao ano em novembro/2019.

Neste período a taxa de juros média para pessoa física apresentou uma elevação de 26,14 pontos percentuais (elevação de 29,71%) de 87,97% ao ano em março/2013 para 114,11% ao ano em novembro/2019.

Nas operações de crédito para pessoa jurídica houve uma elevação de 2,52 pontos percentuais (elevação de 5,78%) de 43,58% ao ano em março/2013 para 46,10% ao ano em novembro/2019.

PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS MESES

Tendo em vista a melhora do cenário econômico com menor risco de crédito, expectativa de novas reduções da Selic e o fato das atuais taxas de juros das operações de crédito estarem elevadas a tendência é que as taxas de juros continuem sendo reduzidas nos próximos meses.

Entretanto, frente ás incertezas econômicas que vem pressionando a cotação do dólar bem como fatores externos notadamente o quadro econômico em algumas economias emergentes (Argentina, Turquia e África do Sul), a guerra comercial EUA x China, Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia) existe igualmente o risco das taxas de juros voltarem a ser elevadas nos próximos meses.
 
Sobre a ANEFAC
Criada há mais de 50 anos, a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) reúne executivos e demais profissionais nas áreas financeira, administrativa e contábil para o intercâmbio de ideias, inovações e o compartilhamento das melhores práticas de mercado no Brasil. Tem como missão principal a promoção de um fórum dinâmico e permanente para gestores de negócios. Com sua extensa lista de eventos ao longo do ano, a entidade atende a uma das mais significativas demandas dos profissionais: a atualização para o novo cenário corporativo, muito mais veloz e competitivo. Por meio de sua diretoria e associados, a ANEFAC coloca em pauta os principais assuntos que movimentam os mercados de finanças, administração e contabilidade, antecipando as mudanças que movem o ambiente empresarial.  Produz e distribui conhecimento, também se articulando com importantes entidades do setor. Tem ainda forte compromisso com o incentivo à transparência das organizações brasileiras incentivando o desenvolvimento de negócios, por meio do Troféu Transparência • Prêmio ANEFAC – FIPECAFI – SERASA EXPERIAN. www.anefac.org.br
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Gilberto Figueiredo

Oficialização de Pazuello em Ministério garante continuidade de ações na Saúde

Foi com satisfação que recebi a notícia da permanência e oficialização de Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde. O gestor, que antes atuava como interino, assumiu oficialmente a pasta na...

 
 
 
 
Sitevip Internet