Notícias / Educação

05/11/15 às 13:37

Governo anuncia criação de duas universidades federais em Goiás

Campi da instituição em Jataí e Catalão devem se tornar autônomos. Instalação ainda não tem data e precisa ser aprovada no Congresso.

G1/GO

Imprimir Enviar para um amigo
Governo anuncia criação de duas universidades federais em Goiás

Goiás terá mais duas universidades federais

Foto: Divulgação/UFG

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), anunciou a criação de mais duas universidades federais, uma em Jataí,  na região sudoeste, e outra em Catalão, no sudeste do estado. O comunicado foi feito na quarta-feira (4), após uma reunião com a presidente Dilma Rousseff (PT), que autorizou a formação das instituições. Ainda não há previsão de quando elas começarão a funcionar.

A criação das novas universidades ainda depende de votação e aprovação no Congresso. O governo acredita que isso seja feito até o fim deste ano. Atualmente, as duas cidades já têm campi da Universidade Federal de Goiás (UEG). Com a criação das novas instituições, as unidades que respondem à UFG passarão a ser autônomas, cada uma com seu próprio reitor.
 
“Essa discussão se iniciou há alguns meses atrás, mais especificamente há um mês, quando anunciamos a doação de um terreno de 400 hectares para a Universidade Federal de Goiás. A partir daí, decidimos começar o projeto e enviamos à presidente e ao Ministério da Educação e eles aprovaram”, disse Marconi Perillo.

A UFG informou que os campi nas cidades de Jataí, onde será instalada a Universidade Federal do Sudoeste, em Catalão, local da criação da Universidade Federal do Sudeste, têm cada uma mais de 20 cursos de graduação, onde estudam cerca de 3 mil alunos.

“Goiás era um dos poucos estados que tinha apenas uma universidade federal. Esse anúncio torna essa data histórica”, disse o reitor da UFG, Orlando Afonso.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Pessoas que estavam lá!

Alguns têm certeza. Outros não acreditam. A maioria suspeita de que possa existir, e outros tantos preferem não se questionar. Estou falando de vidas...

 
 
 
 
Sitevip Internet