Notícias / Agricultura

06/12/19 às 11:23

1º Seminário de Gergelim em Canarana-MT discute desafios e oportunidades da cultura

AGRNotícias

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Teve início às 08h da manhã desta sexta feira ( 06/12), o Primeiro Seminário de Gergelim em Canarana-MT vai trazer, no decorrer da programação do dia, seis palestras, que vão abordar desde a seleção de sementes até o final do ciclo do cultivo, indo mais além, abordando o mercado do grão e qualidade para a industrialização.

O evento, que é uma promoção de empresas e organizações ligadas ao cultivo e comercialização do Gergelim, será realizado na Câmara Municipal de Vereadores e a programação segue até às 17h, com espaços para discussão dos temas abordados.

As palestras serão ministradas por pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), bem como analistas de mercado. Recentemente, a Embrapa lançou a primeira cultivar de gergelim com proteção concedida. A BRS Morena foi desenvolvida pela equipe da Embrapa Algodão (Campina Grande/PB) e deverá atender grandes produtores da região Centro-Oeste onde a cultura tem se expandido nos últimos anos, especialmente no estado do Mato Grosso. A cultivar deve chegar ao mercado em 2020.

A região de Canarana é responsável por aproximadamente 90% da produção brasileira de Gergelim, mas o Brasil ainda é um pequeno produtor em comparação com outros países, como Índia e China. A cultura do Gergelim se adequou bem a região do Médio Araguaia devido às condições climáticas, que são favoráveis.

As palestras são voltadas para área de sementes, manejo e adubação, manejo de plantas daninhas, manejo fitossanitário, mecanização na cultura do gergelim e mercado e qualidade da matéria prima para industrialização. As inscrições antecipadas podem ser feitas no Sindicato Rural de Canarana (66) 3478 1284. Informações pelo telefone (66) 3544 8627/99216 0121.






 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Aurélio Mendanha

O novo de velhas intenções

Estamos passando por um período de muitas incertezas com os efeitos de uma pandemia, polarização ideológica, radicalismos políticos e as velhas notícias diárias de casos de corrupção...

 
 
 
 
Sitevip Internet