Notícias / Governo de MT

05/11/15 às 10:26

Mato Grosso terá Observatório do Turismo

Banco de dados servirá para subsidiar políticas públicas voltadas ao turismo

D' Laila Borges

Assessoria/Sedec-MT

Imprimir Enviar para um amigo
Mato Grosso terá um Observatório do Turismo, uma ferramenta de observação da realidade turística que servirá para monitorar a evolução de dados e informações que subsidiem o planejamento, as decisões empresariais e a construção de políticas públicas para o setor. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (04) durante reunião realizada no Palácio Paiaguás.

No encontro estavam presentes o secretário-adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luis Carlos Nigro, o secretário de Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura, Superintendente do Desenvolvimento do Centro-Oeste, Cleber Ávila,  secretários municipais de Turismo, Superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), José Guilherme Ribeiro, membros do Fórum Estadual de Turismo e do trade turístico.

Essa ferramenta virá para pôr fim a um dos grandes entraves para o planejamento e gestão do turismo, a carência de dados e estudos sobre a realidade e evolução do setor. Atualmente são poucas as informações sistematizadas e confiáveis sobre a oferta e demanda e os estudos existentes se encontram dispersos, sendo que muitas vezes nem chegam ao conhecimento do público interessado.

O portal será desenvolvido por uma equipe de professores da Universidade Federal de Mato Grosso em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso e financiado com recursos da Sudeco.
No primeiro ano os pesquisadores irão a campo levantar os dados e as demandas do setor. E, a partir dessas demandas, a Sudeco poderá traçar diretrizes de aplicação de recursos financeiros do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) voltadas ao segmento do turismo.

À Sedec caberá fazer a sensibilização e a articulação junto ao trade e aos segmentos relacionados às atividades turísticas para que as empresas forneçam seus dados aos pesquisadores, já que esse é um grande receio dos empresários. “Trabalharemos arduamente junto aos empresários para que eles possam facilitar o trabalho dos pesquisadores e para que essa parceria possa se efetivar da melhor maneira possível”, afirma Nigro.

De acordo com o superintendente da Sudeco, Cleber Ávila, a partir do segundo ano começa a divulgação e sensibilização dos empresários e turistas para que eles participem desse portal, alimentando-o com informações públicas e atualizadas. “O nosso intuito é fazer com que esses dados sejam atualizados da maneira mais fiel possível”, disse Ávila.

O superintendente se mostrou animado com a participação de todos os segmentos na reunião desta quarta-feira e disse que o Governo Federal aposta muito no potencial turístico de Mato Grosso. “Acreditamos que o turismo pode alavancar muitos negócios e gerar muita oportunidade de emprego e renda para a população do Estado. Por isso estamos aqui, tentando construir em conjunto com todos os segmentos essa ferramenta que irá nos subsidiar nos investimentos de recursos do FCO”, finalizou.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Pessoas que estavam lá!

Alguns têm certeza. Outros não acreditam. A maioria suspeita de que possa existir, e outros tantos preferem não se questionar. Estou falando de vidas...

 
 
 
 
Sitevip Internet