Notícias / Agricultura

29/11/19 às 11:57

Pelo segundo ano consecutivo, café especial produzido por indígena de Rondônia é destaque em evento internacional

Assessoria Funai

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Pelo segundo ano consecutivo, café especial produzido por indígena de Rondônia é destaque em evento internacional

Wilson Nakodah Suruí e sua esposa, Maria Suruí, concedem entrevista durante o evento na capital mineira

Foto: Renata Silva / Embrapa-RO

O café especial produzido na Aldeia Kabaney ganhou destaque na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte. Wilson Nakodah Suruí conquistou o 5° lugar no concurso Coffee of the Year, categoria café canéfora. Cinco cafeicultores indígenas do povo Paiter Suruí participaram da edição deste ano.

Realizado entre os dias 20 e 22, o concurso define os melhores cafés especiais com avaliações do voto popular e de profissionais do setor. Durante o evento, a Funai acompanhou os indígenas por meio da Coordenação Regional de Cacoal-RO. Ricardo Prado, coordenador regional, avalia a participação dos indígenas e da própria Fundação neste evento. "Foi durante a Semana Internacional do Café no ano passado que os indígenas começaram as tratativas com a empresa 3 Corações e hoje temos um dos melhores projetos de etnodesenvolvimento em Terras Indígenas", recorda.
 
Em 2019 a produção de café especial pelo Povo Paiter Suruí alcançou a marca de 1260 sacas. Para ampliar a gama de produtos indígenas comercializados, Prado salienta que a Funai tem buscado "mais parcerias para outros produtos como castanha que muito sustentável e econômica para os povos indígenas. A participação neste evento aqui abre espaço para ampliar o comércio dos produtos que são produzidos nas Terras Indígenas", relata Prado.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet