Notícias / Agricultura

29/11/19 às 11:57

Pelo segundo ano consecutivo, café especial produzido por indígena de Rondônia é destaque em evento internacional

Assessoria Funai

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Pelo segundo ano consecutivo, café especial produzido por indígena de Rondônia é destaque em evento internacional

Wilson Nakodah Suruí e sua esposa, Maria Suruí, concedem entrevista durante o evento na capital mineira

Foto: Renata Silva / Embrapa-RO

O café especial produzido na Aldeia Kabaney ganhou destaque na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte. Wilson Nakodah Suruí conquistou o 5° lugar no concurso Coffee of the Year, categoria café canéfora. Cinco cafeicultores indígenas do povo Paiter Suruí participaram da edição deste ano.

Realizado entre os dias 20 e 22, o concurso define os melhores cafés especiais com avaliações do voto popular e de profissionais do setor. Durante o evento, a Funai acompanhou os indígenas por meio da Coordenação Regional de Cacoal-RO. Ricardo Prado, coordenador regional, avalia a participação dos indígenas e da própria Fundação neste evento. "Foi durante a Semana Internacional do Café no ano passado que os indígenas começaram as tratativas com a empresa 3 Corações e hoje temos um dos melhores projetos de etnodesenvolvimento em Terras Indígenas", recorda.
 
Em 2019 a produção de café especial pelo Povo Paiter Suruí alcançou a marca de 1260 sacas. Para ampliar a gama de produtos indígenas comercializados, Prado salienta que a Funai tem buscado "mais parcerias para outros produtos como castanha que muito sustentável e econômica para os povos indígenas. A participação neste evento aqui abre espaço para ampliar o comércio dos produtos que são produzidos nas Terras Indígenas", relata Prado.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Jesus pode até voltar...

   “Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: – O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber...

 
 
 
 
Sitevip Internet