Notícias / Educação

27/11/19 às 20:15

Cuiabá - Sintep/MT realiza XVII Congresso Estadual a partir desta quinta (28.11)

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cuiabá - Sintep/MT realiza XVII Congresso Estadual a partir desta quinta  (28.11)

Foto: Assessoria

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) realiza a partir desta quinta-feira (28.11), às 8h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, os três dias (28 a 30.11) de debates no XVII Congresso Estadual do Sintep/MT 2019. Com o tema “EDUCAÇÃO E O MUNDO DO TRABALHO: “Um projeto de educação para que projeto de nação?” os delegados e delegadas dos 141 municípios do estado traçarão os Planos de Luta da categoria.

Para além das reavaliações estatutárias estará em debate a realidade da educação frente à desconstrução de direitos dos estudantes, profissionais e classe trabalhadora. Os enfrentamentos vivenciados com os desmontes do financiamento da Educação, do Plano Nacional de Educação, a partir do corte de recursos públicos, criam uma nova perspectiva de futuro para o país. 

As prioridades dos recursos para o mercado financeiro e a redução para as políticas sociais comprometem os resultados traçados para a qualidade e o acesso da educação para todos e todas, bem como para a valorização dos profissionais da educação. 

Diante do atual cenário, o XVII Congresso terá como objetivo fazer os debates de importância e relevância necessários para a dimensão das lutas vivenciadas pelos trabalhadores/as da educação em Mato Grosso e no País. 
 
Debatedores abrem Congresso abordando Educação e o Mundo do Trabalho




“Educação e o Mundo do Trabalho: Um Projeto de Educação para que projeto de Nação? é o tema do XVII Congresso Estadual do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) em 2019.  A abertura quinta-feira (28.11), a partir das 8h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, terá palestra com Combertty Rodriguez, coordenador do escritório regional da Internacional da Educação para América Latina (IEAL) e a PhD em Ciência Sociais, Fabiane Previtali, da Universidade Federal de Uberlândia (MG).

O professor Rodriguez, da Costa Rica, trará para o debate o cenário de desmonte registrado em toda a América Latina. O reflexo do desmonte abrange toda o continente sulamericano, com privatizações e mercantilização, em especial na Educação, desmontando os direitos sociais. 
 
Em entrevista publicada em 2018, o professor Combertty já anunciava o cenário dos impactos da privatização na educação e os resultados sociais. Na ocasião, esclareceu que a aliança entre público e privado, na qual o setor público põe os recursos e o privado lucra, tem na educação um alvo significativo e traz junto com ela uma estratégia antissindical. “Os movimentos sindicais de educação estão sendo golpeados, porque se opõem a uma reforma educativa regressiva”, disse.  

No mesmo painel de debate, a doutora em cientista política, Fabiane Previtali (UFG – MG).  A pesquisadora reúne durante toda sua Formação Superior, atuação sobre os temas estruturação produtiva, trabalho, educação, qualificação profissional, formação docente e movimentos sociais. Tendo como base todo o conhecimento construído apresentará as perspectivas sobre o tema central do XVII Congresso do Sintep/MT.

A mesa terá a mediação dos dirigentes do Sintep/MT, professora Maria Celma Oliveira, e professor Bartolomeu Basili. A programação encerra as atividades do período da manhã e volta no período da tarde, as 14h, com o painel “O Financiamento, a Formação e a Valorização Profissional dentro do PNE, a visão Limitada e Mercantilista do Governo Neoliberal”.

O XVII Congresso Estadual do Sintep/MT 2019 terá três dias de debates reunindo representantes da educação dos 141 municípios de Mato Grosso. 

Confira a Programação


 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - 'Destino da Terra e causas das misérias humanas'

“Admira-se de encontrar sobre a Terra tanta maldade e más paixões, tantas misérias e enfermidades de toda a sorte, concluindo-se quão deplorável é a espécie...

 
 
 
 
Sitevip Internet