Notícias / Água Boa

27/11/19 às 19:13 / Atualizada: 27/11/19 às 19:21

Água Boa - Sem Tonhá, DEM conversa com MDB sobre composição

Redação Boamidia

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Água Boa - Sem Tonhá, DEM conversa com MDB sobre composição

Zandoná: “DEM tende a compor com o MDB”

Foto: Boamidia

Uma coligação provável. Assim é vista nos meios políticos em Água Boa, a possibilidade de aliança entre o MDB do cacique Carlos Bezerra e o Democratas do ex-prefeito Maurício Tonhá. Isso, por conta da desistência de Tonhá em se candidatar à prefeitura. Sem cabeça de chapa o DEM estaria disposto a compor.

A costura da coligação, que estaria bem avançada, ainda é tratada com certa reserva pelos dois partidos. Na terça-feira, 26, o presidente do DEM de Água Boa, vereador José Ari Zandoná, esteve em Cuiabá acompanhado por outros políticos do município. O endereço procurado por Zandoná foi o gabinete do deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), mas nem o visitante nem o anfitrião revelaram o conteúdo da longa conversa que travaram.

Mesmo cauteloso com as palavras, Zandoná afirmou que o plano do DEM é lançar Tonhá para prefeito. Acontece que o ex-prefeito não admite falar em concorrer novamente ao cargo. Sem alternativa, Zandoná conversa com o MDB.  Zandoná muda de assunto sobre a possibilidade de coligação, mas nem tanto, e observa que o partido (DEM) tende a compor com o MDB, desde que Tonhá realmente não entre no páreo.

Política não é ciência exata, mas tem indicadores que costumam dar nomes e números aos bois. Nos bastidores em Água Boa é tido como certo a formação de uma chapa para a prefeitura com Dr. Mariano (MDB) e Zandoná. Sobre essa possibilidade, os olhos do vereador brilham, mas ele consegue manter silêncio.

Dr. Mariano é o cirurgião Mariano Kolankiewicz Filho, que em 2012 foi candidato a prefeito e recebeu 49,47% da votação (5.613 votos) e perdeu para o prefeito Mauro Rosa, o Maurão (PSD), que se reelegeu por diferença irrisória. Em 2018 Dr. Mariano coordenou a candidatura do colega Dr. Eugênio para a Assembleia.

Zandoná cumpre o oitavo mandato consecutivo de vereador e nesse período presidiu a Câmara seis vezes. Preside o Democratas municipal e tem trânsito livre com o governador e seu correligionário Mauro Mendes e os demais caciques do partido: senador Jayme Campos; presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho; e o ex-governador e ex-senador Júlio Campos.
 
Caso surja a dobradinha MDB/DEM, sua força política será expressiva, pois além desses partidos ela teria apoio de Dr. Eugênio e seu PSB.

ADVERSÁRIOS – Ainda é prematuro para se montar o cenário da disputa, principalmente com a janela para mudança de partidos, em março. Mesmo assim, sem Tonhá concorrendo, MDB e DEM poderão se unir. A vice-prefeita Rejane Garcia (PSDB), independentemente ou não dessa aliança, deverá disputar a eleição para prefeita. O presidente da Câmara, Luis César de Lara Pinto Filho, o Cesinha (PL) se apresenta enquanto pré-candidato.

O prefeito Mauro Rosa cumpre o segundo mandato. Dr. Eugênio não disputará enquanto candidato, mas será o padrinho de seu colega médico Dr. Mariano.

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Rodrigo, em 27/11/19 às 23:21

    CHEGA DE FALAR DESSA MERDA DE POLÍTICA E FALE SOBRE A POLUIÇÃO SONORA DOS CARROS COM SOM AUTOMOTIVO E ESSA MOTOS BARULHENTAS E NINGUÉM FAZ NADA PRA RESOLVER ISSO FICO INTRIGADO AS VEZES PORQUE PAGO OS MEUS IMPOSTOS ASSIM COMO TODOS OS CIDADÃOS DE BEM NENHUMA AUTORIDADE TOMA PROVIDÊNCIAS OS CARAS SO FICAM NA MAMATA GANHÃO SALARIOS GORDO PRA NÃO FAZEREM NADA!!

 
 
 
Sitevip Internet