Notícias / Agricultura

04/11/15 às 16:19

Assentados participam do I Intercâmbio de Agricultores do Casadão e Oficina de Agrofloresta

Rafael Govari – ISA

Imprimir Enviar para um amigo
Assentados participam do I Intercâmbio de Agricultores do Casadão e Oficina de Agrofloresta

Foto: Guilherme Henrique Pompiano do Carmo – ISA

“Natureza, Beleza, Alimento na Mesa e Alegria no Coração – é o Casadão”. Esse é o lema do Casadão, identificado como uma filosofia de vida, que une conservação ambiental, produção sustentável, geração de renda e coletividade. Casadão, também chamado de Agrofloresta, é um sistema de produção com diversidade de espécies florestais. Além de árvores florestais, para produzir madeira, frutas, sementes e outros produtos, a mesma área pode abrigar a criação de animais e agricultura, como adubação verde e mandioca, por exemplo.

Com objetivo de fortalecer as iniciativas socioambientais, esse sistema foi apresentado para comunidades rurais, como o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Bordolândia de Serra Nova Dourada, durante o I Intercâmbio de Agricultores/as do Casadão e Oficina de Agrofloresta. O intercâmbio aconteceu entre os dias 23 e 25 de outubro em Porto Alegre do Norte e no Projeto de Assentamento (PA) Manah em Canabrava do Norte. Foi organizado pela Associação Terra Viva (ATV) em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e colaboração do Instituto Socioambiental (ISA) e da Associação de Educação e Assistência Social Nossa Senhora da Assunção (Ansa).

No dia 23 de outubro, os participantes visitaram a área de Casadão na propriedade do senhor Valdo; a Casa de Sementes de Porto Alegre do Norte (pertencente à Rede de Sementes do Xingu); uma área de restauração implantada no Município; e assistiram a vídeos de Agrofloresta.

Em continuidade, no dia seguinte eles visitaram a área de Casadão na propriedade do senhor Placides. “Todos os participantes ficaram muito surpreendidos em saber que antigamente a área era toda de pastagem e atualmente se tornou uma ‘floresta’, que fornece vários recursos, como frutos, sementes, entre outros”, disse o técnico do Instituto Socioambiental (ISA), Guilherme Henrique Pompiano do Carmo.

Nos dias 24 e 25, foi realizada uma Oficina de Agrofloresta com o técnico do ISA Oswaldo Souza. “Foi uma oficina muito interessante pelo fato da interação que ocorreu com os participantes, pois todos tiveram a oportunidade de também apresentar as técnicas que praticam em suas propriedades”, complementou Guilherme.

Durante a programação também foram visitadas as áreas de Casadão nas propriedades dos senhores João Bonde e Acrísio. Este último mostrou sua propriedade e as sementes que coleta para a Rede de Sementes do Xingu.

As práticas de conservação ambiental são premissas para que as comunidades consigam permanecer na terra com condições dignas e saudáveis. Através do I Intercâmbio de Agricultores/as do Casadão e Oficina de Agrofloresta, os agricultores familiares trocaram experiências, saberes e alegrias.
  • Assentados participam do I Intercâmbio de Agricultores do Casadão e Oficina de Agrofloresta
  • Assentados participam do I Intercâmbio de Agricultores do Casadão e Oficina de Agrofloresta
  • Assentados participam do I Intercâmbio de Agricultores do Casadão e Oficina de Agrofloresta
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Pessoas que estavam lá!

Alguns têm certeza. Outros não acreditam. A maioria suspeita de que possa existir, e outros tantos preferem não se questionar. Estou falando de vidas...

 
 
 
 
Sitevip Internet