Notícias / Meio Ambiente

23/11/19 às 19:01

Ribeirão Cascalheira - Médicos são flagrados pescando no Rio das Mortes no período da piracema e têm lancha apreendida

G1 MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo

Quatro homens foram flagrados pescando em rio no período proibitivo — Foto: Ibama-MT
 
Quatro homens foram multados por pesca irregular no Rio das Mortes, em Ribeirão Cascalheira (MT). Dois deles são médicos e foram flagrados por pescarem na piracema - período em que a pesca é proibida para a reprodução dos peixes. O flagrante foi no sábado (16), mas a informação foi divulgada nesta sexta-feira (22).
 
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 5 kg de pescado, equipamentos de pesca e uma lancha. A identidade dos médicos e a profissão dos outros homens infratores não foram divulgadas.
 
De acordo com o Ibama, os médicos admitiram aos fiscais que sabiam da proibição da pesca, mas que mesmo assim estavam pescando. Eles estavam em uma lancha ancorada na margem do rio próximo a uma fazenda.
 
Na operação foram apreendidas varas com molinetes e carretilhas, além de dois peixes matrinxãs e outros espécies.
 
Ibama realizou operação de fiscalização que percorreu o Rio das Mortes — Foto: Ibama-MT
Ibama realizou operação de fiscalização que percorreu o Rio das Mortes — Foto: Ibama-MT
 
A lancha foi apreendida e a destinação dela ficará a critério da Justiça decidir. Ela poderá ser usada em operações policiais.
 
O Ibama realizou uma operação de fiscalização que percorreu o Rio das Mortes entre os dias 11 e 20 deste mês. Na ação, a instituição passou pelas Unidades de Conservação Estaduais e as Terras Indígenas de Areões e Pimentel Barbosa.
 
Nos últimos dias da operação, à Polícia Federal acompanhou por terra as equipes do Ibama. À Polícia ajudou na fiscalizar e vistoriar indicativos de furto de madeira, no município de Nova Nazaré, a 800 km da capital.
 
O período proibitivo da Piracema segue até fevereiro de 2020, portanto não é permitido pescar e comprar peixes retirados dos rios e em áreas federais.
 
Lancha foi apreendida em operação de fiscalização do Ibama  — Foto: Ibama-MT
Lancha foi apreendida em operação de fiscalização do Ibama — Foto: Ibama-MT
 
Além da apreensão, os fiscais identificaram construções ilegais na beira dos rios. Os registros foram feitos por drones e os agentes estiveram no local para multar os infratores, de acordo com o Ibama.
 
A operação de fiscalização do Ibama deve continuar até o final deste ano. Equipes ainda estão fiscalizando os municípios de Barra do Garças e Araguaiana.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Coronavírus. Fé. Deus é Justo!

Deixamos de direcionar nossas metas de evolução e crescimento no âmbito da moral, e pior ainda, nos preocupamos com coisas materiais que não nos levam a nada, a não ser nos dar prazer e encantamentos, exaltando...

 
 
 
 
Sitevip Internet