Notícias / Educação

04/11/15 às 15:02

INTERCÂMBIO: Aluno da rede estadual é selecionado para Jovem Embaixador

Aline Coelho

Seduc

Imprimir Enviar para um amigo
INTERCÂMBIO: Aluno da rede estadual é selecionado para Jovem Embaixador

Djeison, é estudante da Escola Estadual Dom Bosco, em Lucas do Rio Verde

Ansiedade. Esse sentimento define o momento vivenciado por Djeison Rique Barazetti, 18 anos. O jovem que estuda no 4º ano com formação em informática na Escola Estadual Dom Bosco, em Lucas do Rio Verde (a 332 km de Cuiabá), foi um dos 50 estudantes selecionados em escolas públicas de todo país para as três semanas de intercâmbio nos Estados Unidos pelo Programa Jovens Embaixadores.
 
“Essa é quarta vez que eu tento o intercâmbio. Nesses anos, eu amadureci, fortaleci o trabalho voluntário e o estudo de linguagens. Agora eu faço contagem regressiva até o dia três de janeiro, quando embarco para Washington nos Estados Unidos”, celebra o estudante. As vagas do intercâmbio são definidas pela Embaixada dos Estados Unidos, realizadora do programa com apoio das Secretarias de Educação de cada estado.
 
Para se candidatar os jovens precisam preencher pré-requisitos, como: ser aluno da rede pública com excelente desempenho escolar, falar inglês, ter perfil de liderança, fazer trabalho voluntário, enfim, ser exemplo em sua comunidade. Antes de tentar a participação no programa pela primeira vez, há quatro anos, Djeison desenvolvia trabalhos voluntários em várias frentes. Mas acredita que foi o envolvimento com ações voltadas à garantia de direitos a crianças e adolescentes que o destacou e proporcionou a vaga de intercâmbio.
 
Em 2014, o jovem foi nomeado representante do Estado no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), onde participou de capacitações, congressos e seminários. Djeison lembra também do apoio que recebeu na escola, em especial da diretora, à época, Soleni Ioris, que foi quem o apresentou ao programa de intercâmbio, além dos professores de inglês e colegas que o incentivaram a continuar se inscrevendo durante esses anos.
 
Classificados
 
Outros três estudantes de Mato Grosso classificados para a seleção pela Embaixada, após passarem pela prova escrita e oral, farão imersão de uma semana na Embaixada do país norte-americano, em Brasília, em julho do ano que vem. São eles: Guilherme Eduardo Rocha Silva, estudante do 1º ano na Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, em Colíder; Bruna Eduarda Markmann de Souza e Daniela Marina da Silva Ananias, alunas do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet