Notícias / Notícias Gerais

04/11/15 às 08:40 / Atualizada: 04/11/15 às 08:52

Greve dos servidores do Detran completa oito dias em Mato Grosso

Categoria foi notificada nesta terça-feira (3) da ilegalidade da greve. Servidores vão realizar assembleia para definir rumos do movimento.

Lislaine dos Anjos

Do G1 MT

Imprimir Enviar para um amigo
Greve dos servidores do Detran completa oito dias em Mato Grosso

24ª Ciretran de Água Boa

A greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) completou oito dias nesta terça-feira (3). Com a paralisação dos 809 servidores, serviços como emissão ou renovação de documento de veículo e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão suspensos nas 62 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), oito agências VIPs e na sede da autarquia, em Cuiabá.

Na última quinta-feira (29), a Justiça decretou a greve ilegal e determinou  retorno imediato dos servidores aos postos de trabalho, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. O governo do estado afirmou que aguarda o cumprimento da decisão judicial.

Segundo a presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran-MT), Daiane Renner,  a categoria foi notificada no final desta tarde e uma assembleia deverá ser feita na quarta-feira (4) para que os rumos do movimento sejam definidos.
 
“Protocolamos a nossa contraproposta na quarta-feira (28), entregamos nas mãos do chefe da Casa Civil [Paulo Taques], mas até agora não houve resposta. Aguardamos que o governo do estado se manifeste, quebre esse silêncio, para que as negociações avancem”, disse.

A categoria condiciona o fim da greve à convocação, ainda neste ano, de 70% dos aprovados em concurso público. Além disso, o sindicato pede que a convocação do restante dos aprovados seja feita em junho de 2016.

“Atualmente, a defasagem no Detran já é de 70%, sem contar as aposentadorias previstas para este ano e 2016. O governo fez uma proposta inicial de chamar 30% dos concursados este ano, 20% em 2016, 30% em 2017 e o restante em 2018, sendo que, naquele ano, o prazo de validade do concurso já terá extrapolado. É inconcebível”, afirmou a presidente.

De acordo com o sindicato, cerca de 30% dos serviços internos do Detran-MT estão sendo mantidos.

Diálogo
O governo do estado afirmou que se mantém aberto ao diálogo com os servidores e que, segundo o cronograma apresentado à categoria na semana passada, dará início, ainda neste mês, à convocação dos aprovados no último concurso estadual.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet